Vereadores aprovam projeto que proíbe canudinhos de plástico em Rio Preto

Em sessão realizada na quinta-feira (11), a Câmara Municipal aprovou a Lei dos Canudinhos, de autoria do vereador José Carlos Marinho (PSB), que estabelece a proibição de canudinhos de plástico em bares, restaurantes e outros estabelecimentos similares na cidade.

O projeto foi avaliado de forma positiva pelos parlamentares que aprovaram por unanimidade. A propositura também estabelece que os canudos de plástico sejam substituídos por canudos de papel biodegradável. O próximo passo agora é sanção ou não por parte do prefeito Edinho Araújo (MDB); caso seja aceita pelo Chefe do Executivo, a proposta passa a ser Lei e com isso deve ser seguida pelos estabelecimentos de Rio Preto. Sobre o assunto, a Acirp (Associação Comercial de São José do Rio Preto) disse que, sendo sancionada, a Lei terá um ano até ser regularizada e que ainda é muito cedo para precisar as medidas que devem ser tomadas em relação ao comércio.

O Sincomércio disse que ainda não tem uma posição a respeito do assunto. Os estabelecimentos que não cumprirem com as novas determinações serão penalizados com multa e até mesmo podem ter suas portas fechadas. Antes dessas medidas mais austeras, o estabelecimento deve ser notificado e, em caso de reincidência, uma multa de R$ 5.775 será aplicada. Caso ainda exista descumprimento das regras o local deve ser suspenso por um mês e só então terá o alvará cassado.

 

Por Ygor ANDRADE

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS