Venda de cartões com QR Code ultrapassa 50% da Área Azul

Treinamento para novos agentes da área azul. 14/05/18. Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.

A troca dos cartões impressos previamente pelos recibos com QR Code na Área Azul de Rio Preto chegou nesta terça-feira (15) a 48 dos 80 setores em que há a cobrança pelo estacionamento rotativo. Isso porque foram treinados pela Empro Tecnologia e nesta segunda-feira (14) mais 16 agentes que trabalham na venda de cartões e na fiscalização do uso das vagas.

O ritmo da substituição superou a expectativa inicial, que era de chegar à metade dos setores no final de maio. Segundo o presidente da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo), Rodrigo Juliano, está mantido, no entanto, a data de 30 de junho para a invalidação dos cartões antigos.

O cartão com o código gerado na hora foi criado pela Empro para evitar falsificações. Com ele, o fiscal gera o cartão na hora e pode conferir a autenticidade dos que estiverem colocados nos carros por meio da câmera fotográfica do smartphones usados por eles.

Está previsto também a criação de um sistema web no qual o usuário poderá comprar créditos e ativar um cartão virtual pelo próprio celular ou por um computador. Com isso, será possível a fiscalização apenas com a digitação da placa no smartphone, diminuindo substancialmente o uso de papel nas operações.

A expectativa da Emurb e da Empro é de que o sistema web seja concluído até o final deste ano. “Também será possível o fracionamento da cobrança. Atualmente, só é possível comprar o cartão por duas horas, mas o objetivo é permitir a compra de um período menor. Isso está em estudo”, disse o presidente da Emurb.

Da Redação

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS