Veja as dicas de como solicitar 2ª via da carteirinha de vacinação

CArteira de vacinação - Importante para todos

A epidemia de sarampo registrada na cidade de Manaus abriu o debate sobre a importância da vacinação. Para isso, é necessário sempre acompanhar o Calendário Nacional de Vacinação, disponível na carteirinha de vacinação. Porém, muitas pessoas acabam perdendo o documento e ficam sem saber quando será a próxima vacina que deve ser tomada.

“Para solicitar a 2ª via da carteirinha, o cidadão deve comparecer na unidade de vacinação mais próxima de sua casa. Lá, as enfermeiras irão levantar todo o histórico”, afirma Andressa Roversi, enfermeira da imunização. É possível tomar todas as vacinas de novo caso os registros não sejam encontrados. Em 2010, o Ministério da Saúde promoveu a informatização dos dados de vacinação, mas Rio Preto ainda não conta com o sistema. É importante ressaltar que algumas empresas exigem o documento no momento de admissão.

Segundo a enfermeira, o cidadão pode tomar as vacinas mesmo sem ter a carteirinha. “O ideal é sempre estar com o documento em posse, para ter um controle. Mas a pessoa pode receber a vacina normalmente, pois a prioridade é a vacinação”, comenta.

Não são só as crianças que precisam se vacinar. Durante a fase adulta, está previsto no calendário nacional as vacinas para Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral e a Pneumocócica. “É necessário ficar sempre atento nas vacinas depois dos 20 anos”, complementa Andressa. O Calendário Nacional de Vacinação está disponível no portal do Ministério da Saúde. (Colaborou: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS