Unirp promove Workshop que aborda temática de segurança no trabalho

Diante da importância de ressaltar a segurança no trabalho, o Centro Universitário Rio Preto (Unirp) promoveu aos alunos durante a manhã de sexta-feira (25) o Workshop Nr 35: trabalhos nas alturas. A unidade universitária II (CEPROL) foi o lugar escolhido para reunir alunos e profissionais da área de Engenharia de Segurança.

A norma regulamentadora 35 (Nr 35) estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura.

Dhoje Interior

Cerca de 200 pessoas participaram do evento que contou com duas palestras sobre a temática. O técnico em segurança do trabalho e bombeiro profissional, Carlos Dias, abriu o workshop e abordou o tema “Sistemas de Ancoragem – Anexo II NR35 (Como atender os preceitos da NBR 16325-1-2)”.

O encerramento ficou por conta do auditor fiscal do Ministério do Trabalho e um dos autores da NR 35, que está em vigor desde 2012, Gianfranco Pampalon, que ministrou a palestra “NR 35 seus anexos e o futuro”.

Pampalon ressalta que as quedas por falta de segurança no trabalho em altura estão dentre as principais causas de morte de trabalhadores da construção civil. “Cerca de 15% dos acidentes fatais no país são por quedas com diferença de nível. Na construção civil esse índice chega a 40%”, afirmou.

O auditor explica que a norma é hierarquizada em três pilares: eliminar o trabalho em altura quando possível; evitar quedas com a proteção coletiva de guarda corpo e o uso de Equipamento de Proteção Individual, o conhecido EPI.

“De 2011 para cá conseguimos reduzir de 17 para 15% os acidentes fatais de quedas de altura no país. Se isso for tendência vai continuar essa redução nos próximos anos e será muito bom”, finalizou Pampalon.

Por Priscila CARVALHO