Unidades respiratórias de Rio Preto já atenderam mais de 10 mil pessoas

Unidades Referência para Síndrome Gripal - UBS Vetorazzo. 31/03/20. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

As unidades básicas de saúde que estão funcionando como referência para pacientes com sintomas respiratórios (síndrome gripal leve) já atenderam mais de 10 mil pessoas entre os dias 23 de março e 3 de julho.

Atualmente, funcionam como referência cinco unidades: Anchieta, Estoril, Solo Sagrado, Lealdade/Amizade e o Anexo Faceres, no Santo Antônio, que atende apenas crianças. Esses locais estão atendendo exclusivamente pessoas com sintomas característicos de síndrome gripal leve, como febre acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza, congestão nasal e dificuldade para engolir.

Dhoje Interior

As unidades de atendimento adulto — Anchieta, Estoril, Solo Sagrado, Lealdade/Amizade — funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para as crianças, o atendimento no Anexo Faceres vai das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Em março, quando o serviço começou a ser prestado, 11 unidades foram colocadas como referência respiratória. Naquele mês, foram 1.932 atendimentos.

No dia 13 de abril, cinco unidades voltaram a fazer o atendimento de rotina, permanecendo seis unidades como referência para síndrome gripal leve. O número de pessoas atendidas foi de 2.261.

Em 26 de maio, mais uma unidade voltou a fazer o atendimento de rotina, permanecendo as atuais cinco unidades de referência para pacientes com quadro gripal leve. Naquele mês, foram 1.759 atendimentos.

O mês de junho foi o que teve o maior número de atendimentos nas cinco unidades respiratórias: 3.474. A maior média diária de atendimentos foi registrada, porém, no início de julho: nos três primeiros dias do mês, foram 761 atendimentos (média de 253 por dia).

Unidades de referência respiratória – Síndrome gripal leve

Atendimento Adulto – segunda a sexta-feira – das 7h às 19h

UBS Anchieta – Av. Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 805

CSE Parque Estoril – R. Caetano Elzo Rogerio, 1800

UBS Solo Sagrado – R. Beatriz da Conceição, 406

UBSF Lealdade/Amizade – R. Projetada 15, 500

Atendimento Infantil – segunda a sexta-feira – das 7h às 17h

Anexo Faceres – R. Ida Tagliavini Polachini, ao lado da UBS do Santo Antônio (nº 580)

Da REDAÇÃO