Rio Preto: União entre prefeitos encerra discussões no 1º dia de Congresso de Municípios

DIVULGAÇÃO/ASCOM-AMA-15/08/2018: Congresso de Municípios começou nesta quarta com a participação do presidenciável e senador Alvaro Dias

Cerca de 50 prefeitos, vereadores, assessores de candidatos a uma cadeira na Câmara Federal ou na Assembleia foram agraciados com os discursos de 12 autoridades na mesa de abertura do 12º Congresso de Municípios do Noroeste Paulista. O evento da Associação dos Municípios Araraquarenses (AMA) é apoiado pela indústria de refrigerantes, além de outras entidades e vai até sexta (17) num hotel perto da rodovia Washington Luís, entre Cedral-SP e Rio Preto.

Representando o legislativo de Rio Preto o presidente e coronel da PM Jean Charles Serbeto (MDB) ressaltou nesta quarta-feira (15) pontos que considera importante do encontro ao permitir nesses três dias, o compartilhamento entre gestores municipais das dificuldades encontradas ao governar municípios paulistas e casos positivos durante a gestão.

“Tema desse ano é interessante, já me questionaram, o envolvimento de todos os poderes legislativo e executivo junto com a comunidade; é um caminho sem volta, não é possível não haver uma boa convivência, essa relação harmônica e obediência a própria constituição sem o verdadeiro espirito público de nós políticos, esse é o verdadeiro caminho”, diz o coronel Charles.

Instrumentistas da RP JAZZ executam o Hino Nacional Brasileiro antes da fala do prefeito de Potirendaba-SP, Flávio Alves (PSD – Partido Social Democrático), que pediu a todos o bom aproveitamento dos debates.

Renovando as palavras, o juiz Evandro Pelarin fez os agradecimentos de praxe aos organizadores e referindo-se ao presidente do encontro prefeito de Potirendaba-SP, Daniel Alves, sugeriu que o Poder Judiciário também possa fazer parte dos cidadãos, “Temos o maior interesse de estar junto aos prefeitos e legisladores da nossa região, que possamos discutir juntos nossos acertos e nossos erros”, disse o magistrado Pelarin.

Um dos anfitriões do acontecimento no Ipê Park Hotel presente na região o senador líder do bloco parlamentar no Senado e presidenciável, Alvaro Dias, fez homenagens ao ex-governador já falecido Mário Covas e torceu sorrindo pela candidatura ao Senado Marcelo Barbieri do MDB (Movimento Democrático Brasileiro).

“Temos que ser suprapartidários quando se trata do interesse da população, prefeitos que se constituem na força maior da política brasileira, se todos eles quiserem poderão transformar esse país numa grande nação o município é o ponto de partida da sociedade a organização política nacional”, afirma o senador Alvaro.

Lideranças políticas da região e pessoas comuns encontram também no espaço onde se realiza o seminário, pelo menos 20 expositores que ofertam os mais variados produtos e serviços voltados aos administradores municipais, como por exemplo na aquisição de equipamentos usados na coleta de lixo, sinalização e melhorias no trânsito das cidades.

COLEGAS UNIDOS

Conferindo a hora no relógio o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), que também acumula o cargo de presidente benemérito da AMA desejou a todos um bom dia, garantiu a união entre os colegas de prefeitura para reivindicar prioridades da população, reafirmando ao tratar do nascimento da Associação, que é fruto de lutas pelo desenvolvimento regional tema da edição deste ano.

Defendeu a união das instituições e agradeceu presença do juiz da infância ao deixar ser afazeres com crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e conflitantes com lei, para estar presente nas reuniões políticas o qual acredita ser a solução dos problemas sociais.

“Esse congresso é importante para elencar quais são as grandes questões da nossa região nossas responsabilidades, e aqui falo como prefeito, aumentam a cada dia na saúde, educação e segurança pública, mas não vem de forma correspondente com os recursos para que possamos enfrentar, isso é um poder real”, criticou o prefeito Edinho.

Na fala do diretor da Funap, Fernando de Moraes no painel sobre “O Conceito de Cidadania e Totalidade” apresentou números daqueles que estão privadas de liberdade no Estado de São Paulo, segundo o palestrante o total é de 230 mil pessoas, isso sem contar os mandados de prisão que precisam sem cumpridos. “Hoje tem uma nova galerinha entrando nas cadeias de São Paulo com a bochecha rosa criada na maçã e no mamão. A prisão é uma vulnerabilidade que todos nós estamos à mercê dela”, diz Fernando.

TUDO ROLA

Para ele o ato de se fazer o bem acabou virando um produto de ordem econômica cidadão é aquele que se doa ao próximo criticou o código defesa do consumidor e que ao sugerir o tema afirma que cidadania não é repartida e que as desigualdades é estrutural na sociedade.

Apreciador de frases ditas por grandes nomes filosofia como Platão, Fernando saiu da pobreza e as cenas de violência do pai contra mãe dentro casa e juntos vieram até Campinas-SP, “É muito fácil falar da política como se fala hoje olham para nó na área pública e vê um bando de gente que não faz nada, jamais quero ser prefeito. Na época dos fakes tudo rola”.

Por não conseguir embarcar num voo no aeroporto da capital paulista até Rio Preto a primeira-dama do Governo do Estado, Lúcia França e também o secretário de Desenvolvimento, Gilberto Nascimento Junior, tiveram suas palestras canceladas.


QUINTA-FEIRA – 16 DE AGOSTO – AUDITÓRIO PRINCIPAL

8h: CREDENCIAMENTO

9h: Painel Kufa Advocacia

Palestrantes: Dra. Karina Kufa e Dr. Amilton Augusto Kufa

Tema: Lei de Improbidade Administrativa e as controvérsias das ações demandadas em face dos gestores municipais

10h: Painel SP-PrevCom – Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo

Palestrante: Carlos Henrique Flory – Diretor Presidente da SP-PrevCom

Tema: Previdência Complementar nos Municípios

10h30: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Palestrante: Conselheiro Dr. Renato – Presidente do TCE-SP

Tema: Súmulas e Jurisprudência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

14h: Painel União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) Presidente da mesa: Dr. Sebastião Misiara – Presidente da Uvesp

Palestrante: Roberto Freire – Ex-deputado federal e Ex-Ministro da Cultura

Tema: O Brasil que temos e o Brasil que queremos!

Palestrante: Patrícia Iglecias – Diretora Regional do Programa Cidades Pacto Global da ONU

Tema: Parceria dos municípios para ações e projetos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável

15h: Painel Confederação Nacional de Municípios – CNM

Palestrante: Glademir Arold – Presidente da CNM

Tema: Pauta Municipalista

Palestrante: Marciele Dallastra Torres – Consultora da CNM

Tema: Plataforma Êxitos/CNM – Oportunidades de Capacitação de Recursos e os Programas Federais disponíveis para os Municípios

16h: Painel Secretaria Estadual do Turismo

Palestrante: Vanilson Fickert – Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo

Tema: A Secretaria de Turismo e a Política Pública de Turismo

17h: Painel Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Palestrante: Luigi Longo – Assessor para Consórcios e Concessões

Tema: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS)


DA REPORTAGEM:

COLABOROU: Guilherme Ramos, às 21h01.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS