Unesp abre inscrições para o vestibular 2019

educação - Mário Eduardo Destri, de 24 anos, luta por uma vaga no vestibular da Unesp. (Foto Reprodução DHoje)

As inscrições referentes ao Vestibular 2019 da Unesp teve início nesta segunda-feira (10). Os candidatos podem se inscrever até o dia 8 de outubro, no portal da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). No total, 7.365 vagas serão oferecidas em 23 cidades. Em São José do Rio Preto, são 460 vagas, com 9 cursos disponíveis, sendo eles: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Física, Matemática, Letras, Letras (Tradutor), Pedagogia e Química.

Das vagas ofertadas, 50% (3.698) são destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. A prova da primeira fase do vestibular será realizada em 15 de novembro, em 35 cidades, sendo 31 municípios paulistas, além de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Uberlância (MG) e Curitiba (PR).

Nastassia Cavalcanti, de 26 anos, vai prestar o vestibular e está se preparando para conseguir entrar no curso de Letras já no ano que vem. “É a primeira vez que presto a Unesp. A minha preparação vai se dar através de videoaula e tentativas de resolução de vestibulares anteriores. Estou confiante e espero passar, pois pretendo entrar numa universidade respeitada, como a Unesp”, diz a estudante.

Mário Eduardo Destri, de 24 anos, também luta por uma vaga no vestibular da Unesp. Ele está se preparando para o curso de Medicina e é a quarta vez que presta o processo seletivo. Para conseguir uma das vagas, Destri vem estudando bastante. “Eu entro no cursinho às 7h da manhã e tenho aulas até às 16h, depois disso estudo até 20h. Fiz um ano e meio de Medicina em uma faculdade particular de Rio Preto e agora estou me preparando para conseguir entrar em uma universidade pública. Minhas expectativas estão bem elevadas para fazer um bom vestibular e conseguir uma das vagas”, comenta o estudante.

Inscrições
O valor da taxa de inscrição para o Vestibular 2019 é de R$170. Os alunos do último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e Centro Paula Souza) têm direito a solicitar a redução de 75% do valor da taxa de inscrição. Os candidatos precisam retirar na secretaria de sua escola uma senha para se cadastrar no site da Fundação Vunesp e efeituar o pagamento da taxa de R$ 42,50.
Os candidatos que entraram com o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição ou redução de 50% da taxa terá o resultado no dia 25 de setembro, no site da Vunesp ou no endereço unesp.br/vestibular. Para os isentos, a inscrição será efetivada automaticamente. Já os candidatos que conseguirem a redução têm até o dia 8 de outubro para efetivar a inscrição.

Para os candidatos que ainda não escolheram o curso, é possível consultar o Guia de Profissões da Unesp por meio do site http://unan.unesp.br/guiadeprofissoes/, onde é possível encontrar informações de todos os cursos oferecidos pela Universidade. Caso tenha dúvidas ou precise mais informação, o candidato pode ligar para o Disque Vunesp, pelo telefone (11) 3874-6300, de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h.
Conteúdo especial: Leandro BRITO

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS