Unesp abre inscrições para o maior vestibular da história

Campus da Unesp em Rio Preto oferece 460 vagas para nove cursos no vestibular considerado o maior da história da instituição

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abriu nesta segunda-feira, dia 9, as inscrições para o vestibular 2020. O candidato deve se inscrever pelo site da Vunesp. A taxa de inscrição é de R$ 170 e o prazo termina no dia 7 de outubro.

São oferecidas 7.725 vagas em cursos de graduação espalhados por 24 cidades do Estado de São Paulo. Essa é a edição do vestibular com o maior número vagas da história, segundo a instituição.

Em Rio Preto, são oferecidas 460 vagas divididas para os cursos de Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Física, Letras, Letras (Tradutor), Matemática, Pedagogia e Química.

A prova da primeira fase da seleção será realizada no dia 15 de novembro, em 31 cidades paulistas e também em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Essa primeira prova constará 90 questões objetivas, sob a forma de teste de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. As perguntas estão divididas nas seguintes áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática. A duração será de cinco horas.

Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 15 e 16 de dezembro, que dá em um domingo e uma segunda-feira. No primeiro dia, o estudante terá que responder 24 questões discursivas de Ciências Humanas e 12 de Ciências da Natureza e Matemática.

Já no segundo dia, serão 12 questões discursivas de Linguagens e Códigos e uma redação em gênero dissertativo. O tempo nos dois dias será de 4 horas e 30 minutos.

A Unesp destina pelo menos 50% das vagas por curso, um total de 3.878 vagas entre as 7.725 do vestibular, ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. A porcentagem de ingressantes vindos de escolas públicas no Vestibular Unesp de 2019 foi de 54,6%.

O resultado do Vestibular 2020 da Unesp será divulgado no dia 27 de janeiro de 2020. Os aprovados deverão realizar a matrícula virtual nos dias 27 e 28 de janeiro.

Por Vinicius LOPES

SEM COMENTÁRIOS