Umidade do ar baixa coloca Catanduva em alerta

Defesa Civil está monitorando as condições climáticas

A região noroeste paulista vem registrando altas temperaturas e os índices de umidade do ar vêm preocupando as autoridades. A Defesa Civil de Catanduva disparou um alerta para os moradores da cidade.

Na tarde desta terça-feira, dia 10, a umidade relativa do ar no município ficou em 25%, por volta das 16 horas. Percentual bem inferior ao considerado ideal pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 60%. Enquanto isso, a temperatura chegou aos 36 graus, uma hora antes.

A temperatura deve continuar alta e a umidade do ar atingindo índices baixos. De acordo com a previsão da meteorologia, a população deve ter sensação de calor e clima abafado já nas primeiras horas da manhã.

Por conta disso, há condição para complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas e da pele, irritação dos olhos, aumento do potencial incêndio em pastagens, florestas e até mesmo em locais urbanos.

As recomendações nestes casos são de evitar exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia, umidificar o ambiente, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e evitar sair ao ar livre sem proteção solar, usar soro fisiológico nos olhos e narinas. Além disso, ter atenção especial com idosos e crianças, que possuem a saúde mais debilitada.

Por Vinícius LOPES

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS