TSE revela perfil dos candidatos nesta eleição

Foto Divulgação

Com mais de 28 mil registros de candidaturas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou dados que revelam o perfil dos candidatos nas eleições de 2018. Neste ano houve um aumento de 8,3% no número de candidatos cadastrados em relação às eleições de 2014. Entre todos os cargos, o de deputado estadual é o que mais tem candidatos, com 17.526 registros (aproximadamente 67% de todas as candidaturas).

O perfil médio dos candidatos é bem diferente do perfil da sociedade brasileira. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), as mulheres representam 51,8% da população do país. No entanto, o número de mulheres com candidaturas registradas é de aproximadamente 31%. Outro dado relevante é que 49% dos candidatos tem o ensino superior completo, enquanto que apenas 15,3% dos brasileiros terminam a faculdade.
O número de candidatos negros registrou um aumento, saindo de 9,2% para 10,8%.

Porém, a predominância continua sendo dos que se declararam brancos, situação de 52,5% dos postulantes. Em relação à faixa etária, 58,3% tem entre 40 e 59 anos. O número de jovens (21 a 24 anos) é de apenas 1,7% nesta eleição. A maioria dos candidatos são casados (54,7%) e as profissões mais comuns entre os candidatos são a de empresário (10,3%) e advogado (6,29%).

Já na disputa entre partidos políticos, o PSL é o que mais tem candidatos registrados (1.504). PSOL, PT, PATRI, MDB e PROS logo em seguida. PCB, PCO e PSTU são os que terão menos representantes, ficando com menos de 1% das candidaturas.

“A política acabou se tornando uma atividade social de um grupo pouco confiável para população, que está bem distante do cidadão comum. A população é mais representada em cargos políticos menores, como nas eleições para vereadores, onde tem mais candidatos do povo na disputa. Já em altos cargos, o perfil é bem diferente e não representam a maioria dos brasileiros”, comenta o cientista social Lucas André Dalbert. (Colaborou: Vinicius LIMA) 

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS