Com 65 felinos, ‘Toca dos Gatos’ precisa de doação de ração

A ‘Toca dos Gatos’ de Rio Preto é um abrigo para gatos filhotes e adultos existente há um ano. Atualmente, são 59 gatos adultos e seis filhotes, além de 40 gatos de três colônias próximas da Toca.

Letícia da Silva Merici atua na causa animal há seis anos já fez parte de outro grupo de causas animais e é responsável pela ONG.

Dhoje Interior

“Nosso foco é em castração de animais de rua e de pessoas carentes. Temos um projeto chamado CED (captura, esterilização e devolução) em parceria com o Bem-Estar Animal. Atuamos com esse projeto na maior parte em colônias. Através do CED, resgatamos os filhotes doáveis ou mais debilitados. Depois de reabilitados, castrados, vacinados e testados para FIV e FeLV, são encaminhados para adoção”, conta Letícia.

Dos gatos que vivem na Toca, todos estão disponíveis para adoção. A manutenção deles é quase que totalmente através de doações. São feitas rifas, bingos e o Pet Panquecas.

“A única parceria que temos é com o Bem-Estar animal, referente a castração e alguns atendimentos e procedimentos veterinários básicos. Alguns pets, como Rio Preto Pet Center, Niwa e Real Pet, nos ajudam muito na questão de arrecadação de ração. E quando podem nos ajudam doando alguma medicação ou ração. Tem também algumas clínicas que nos ajudam facilitando forma de pagamento e dando descontos”, explica.

Os gatinhos no momento precisam de ração e claro de um lar que irá oferecer muito amor e carinho. A Toca dos Gatos não realiza e nem participa de feiras. Para adotar um gatinho, é só entrar em contato diretamente com as responsáveis do local. Os requisitos principais para quem quer adotar são: apartamento telado e casa sem acesso à rua.

Para aqueles que por algum motivo não podem dar um lar para os gatinhos, a Toca precisa de doação de ração. “Para doar ração, a gente indica três locais, Rio Preto Pet Center, Niwa e Real Pet, pois entregam para a gente e fazem um preço mais bacana. Mas quem quiser comprar em outro local, nós buscamos ou quem preferir levar até nós e conhecer a Toca, estamos de portas abertas. Além de ração, precisamos de doações de produtos de limpeza, vacinas e vermífugos”, frisa Letícia.

“Temos algumas doações de ração fixas mensais, mas não são suficientes para o mês todo. Eles consomem 170 quilos de ração por mês e mais 100 quilos pros gatos das colônias. O que ganhamos fixamente não é nem a metade do que precisamos. Então, toda ajuda é muito bem-vinda”, destaca Letícia.

O maior meio de divulgação da Toca são as redes sociais, que também são usadas para conscientizar a população a castrar e vacinar seus animais, como ter uma posse responsável. No facebook, você encontra por Toca dos Gatos e Instagram @toca_dosgatos.

Os interessados em realizar as doações ou adotar podem entrar em contato pelo telefone 17 99237-5664. 

Por Isabela MARTINS