Tereos doa mais de 2 mil peças eletrônicas à Cooperlagos

aparelhos - Como CPUs, monitores e teclados foram doados

A empresa Tereos doará hoje, mais de duas mil peças de sucata eletrônica à Cooperlagos de Rio Preto. São monitores, teclados, mouses, CPUs, impressoras, placas de vídeos, celulares, nobreak, estabilizadores, entre outros materiais que serão descartados de maneira adequada e reciclados. Todo o material resultou em um volume de 2090 armazenado entre os anos de 2012 a 2017.

De acordo com Roberto Perosa, Relações Institucionais da Tereos, a sustentabilidade é um dos pilares de atuação da empresa. Em parceria com a Cooperlagos desde 2010, esta já é a segunda vez que a empresa faz esse tipo de doação de equipamentos eletrônicos que estão sem uso. “Nos preocupamos em fazer o descarte ecologicamente correto desses equipamentos que são considerados como e-lixo. Apesar de ser descarte, esse tipo de lixo eletrônico possui alto valor para as cooperativas, devido a grande quantidade de cobre”, comentou Perosa.

De acordo com Tereza Marta Pagliotto, coordenadora e assistente social da Cooperlagos, a doação da Tereos significa um ganho socioambiental. “Os equipamentos receberão tratamento adequado. Quando há a separação das peças não existe risco de contaminação para o cooperado e nem para o meio ambiente”, afirma.

Na cooperativa, o e-lixo é encaminhado para a oficina especializada para separação. As peças em funcionamento ou recicláveis são comercializados para as empresas licenciadas de manutenção de tecnologia da informação para o reaproveitamento, já as que não têm mais desempenho são levadas para o processo de descontaminação e transformação. Todo o dinheiro advindo da venda dos resíduos é partilhado entre os 63 trabalhadores cooperados. (Colaborou: Priscila CARVALHO)

 

Por Mariane Dias

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS