Tecnologia do bem: Aplicativo de celular conecta doadores ao hemocentro da cidade

O app já pode ser baixado gratuitamente nas plataformas IOS e Android

A tecnologia aliada à saúde, bem estar e solidariedade ao próximo. A desta terça-feira (12) o aplicativo Time do Sangue começa a funcionar em Rio Preto e região e tem como objetivo agilizar o processo de doação de sangue, incentivando a população e reduzindo as desistências no Hemocentro.

Agora os voluntários terão mais um motivo para ajudar o próximo e salvar vidas por meio da doação de sangue. O aplicativo faz com que todas as etapas da doação sejam realizadas de forma simples e rápida, sem burocracia. Por meio do app e após um cadastro simples, o voluntário realiza o agendamento, além de ser notificado sempre que alguém precisar de sangue ou que houver campanhas na cidade. Ainda na ferramenta, é possível armazenar dados e documentos pessoais com sigilo absoluto.

Juliana Aguiar, coidealizadora da tecnologia, comenta que a ideia de criar a ferramenta foi depois de ela precisar da ajuda de outras pessoas. “Eu já cai de cavalo aos 15 anos e precisei de ajuda, já fui picada por uma cascavel; e em 2016 fiz uma cirurgia e precisei de transfusão de sangue. Diante de todas essas situações que precisei da ajuda de pessoas desconhecidas, eu senti a necessidade de fazer algo para retribuir a ajuda”, afirmou.

Em Sorocaba, onde o aplicativo opera há um ano, o aumento do número de doações foi de aproximadamente 11%. Em todas as regiões atendidas (São Paulo, Santos, Jundiaí e Sorocaba), já foram mais de 12 mil downloads e quase cinco mil agendamentos. O diferencial da ferramenta é que há um atendimento exclusivo para os usuários no hemocentro, acelerando o processo. O objetivo é ampliar os estoques e garantir o abastecimento dos hospitais da cidade e da região.

Em Rio Preto a meta é aumentar as doações de sangue ainda neste ano. “O objetivo é tentar maximizar a maior quantidade possível de doadores e diminuir os empecilhos para a doação. Hoje em dia tudo a gente faz por celular e por que não, agendar a doação de sangue?”, ressaltou Aguiar.

O aplicativo Time do Sangue está disponível gratuitamente para as plataformas IOS e Android. O Hemocentro de Rio Preto fica na Avenida Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama e funciona diariamente das 7h às 13h.

Por Priscila CARVALHO

SEM COMENTÁRIOS