SuperHype: TOUCHÈ! COMO E PORQUÊ PRATICAR ESGRIMA?

A esgrima é um esporte de combate que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e traz benefícios à saúde

O SuperHype quer que você experimente novas atividades, conquiste qualidade de vida e, principalmente, que se divirta muito!

A esgrima evoluiu das antigas formas de combate e atualmente se divide de acordo com as armas utilizadas: espada, florete ou sabre. O objetivo é atingir o adversário sem ser atingido. O esporte requer precisão, esforço e concentração.

André Muniz explica que um combate de esgrima é sempre um duelo. “Antigamente, aconteciam nas guerras lutas de grupos com espadas. Depois que as armas de fogo entraram nos campos de batalha, as armas de lâminas passaram a ser usadas para
fins esportivos. Assim, hoje a prática é considerada uma disputa entre duas pessoas”, conta.

O professor, que também é bacharel em educação física, conta que qualquer indivíduo saudável com mais de cinco anos de idade pode fazer aulas. “Ele é acessível porque não exige uma preparação física extraordinária, apaixonante e conta com o benefício de não ter contato físico. Somando, o esporte proporciona agilidade, flexibilidade, vigor e melhora a tomada de decisões”, pontua.

Questionado se é uma atividade perigosa, Muniz é enfático. “De jeito nenhum. Há mais de cem anos os especialistas desenvolvem equipamentos para torná-la absolutamente inofensiva. A espada não corta e não fura. Não é sequer pontiaguda. Além disso, o uniforme é feito de material intransponível, a máscara suporta mais de 300 quilos e todas as técnicas são elaboradas para que o competidor marque pontos sem precisar de força”, esclarece.

A propósito, cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário com a ponta de sua arma, um ponto é marcado eletronicamente por meio de sensores existentes no colete. Vence quem fizer o maior número de pontos.
Serviço:
Projeto Esgrima Para Todos
@projetoesgrimaparatodos
Telefone (14) 99133-0216
Escola de Artes Ligia Aydar
Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto
Telefone (17) 3363 9005

Da Redação