SuperHype: Reggaeton, o ritmo do momento!

Na semana de lançamento, o single “Downtown”, de Anitta em parceria com o colombiano J Balvin, tornou a cantora a primeira brasileira a entrar para a lista dos 50 artistas mais tocados no mundo no Spotify. Foram mais de 8 milhões de reproduções em apenas sete dias

Segundo estudo divulgado pelo Spotify, serviço de streaming de música, podcast e vídeo, o gênero teve um aumento de público de 119% nos últimos três anos. Em comparação, a participação do pop cresceu 13% no mesmo período e a música country 4%. Esse salto é muito significativo para indústria fonográfica, principalmente porque as canções são produzidas quase exclusivamente por dois países pequenos: Colômbia e Porto Rico.

O reggaeton é um estilo com raízes na música latina e caribenha. Foi muito difundido nos anos 1980, no Panamá. Hoje, com influências do hip hop, dub e música eletrônica, tem ganhado o mundo todo.

Em 2017, estourou no Brasil e no exterior por meio dos sucessos “Despacito”, dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee; “Chantaje”, dos colombianos Shakira e Maluma; e o mais recente lançamento, “Downtown”, de Anitta e J. Balvin, mais lento e sexy, mas nem por isso menos envolvente.

Para Helen Girotto, proprietária da escola Passo a Passo, o ritmo é cativante, pois permite o movimentos improvisados. “Além disso, qualquer um pode aprender. Desde as crianças até os mais velhos, homens e mulheres. A única restrição é para pessoas com problemas nos joelhos e que precisem evitar oscilações de impacto”, explica.
Os passos básicos e avançados são ensinados em aulas semanais, individuais ou em grupo. A professora Laís de Paula conta que, em princípio, parece difícil combinar braços e pernas simultaneamente, mas se errar a coreografia, “é só sorrir, mexer os quadris e seguir naturalmente”.

Mais informações:
Passo a Passo Escola de Dança
Rua Ipiranga, nº. 1246, Boa Vista
São José do Rio Preto
Telefone: (17) 99141-7447

Por Thais Machado

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS