SuperHype: PELE BONITA E SEM MANCHAS COM AJUDA DA TECNOLOGIA

Dr. Carlos Roberto Antônio durante o último AECD, congresso de atualização e especialização em cirurgia dermatológica que terá a 13ª edição em maio deste ano. O professor é uma das maiores autoridades no segmento e um dos maiores palestrantes do Brasil. Já a Clínica Pelle é uma das cinco que mais investem em equipamentos no país

Formação de áreas escurecidas no rosto exerce impacto negativo sobre a autoestima e a qualidade de vida das pessoas. O melasma não tem cura, mas tem controle. É possível promover o clareamento da face e, com os cuidados e cosméticos adequados, com garantias resultados a longo prazo.
O melasma se caracteriza por manchas castanho-escuras ou marrom-acinzentadas de formatos irregulares que ocorrem pelo acúmulo de melanina — pigmento que confere a cor à nossa pele. É muito frequente em mulheres grávidas, mas o uso de anticoncepcionais também podem provocá-lo. Outros fatores levam ao aparecimento destas áreas mais escuras: etnia (é mais comum em pessoas morenas), genética, o uso de determinados cosméticos que contenham perfumes e ou hormônios e a luz solar. Aliás, o histórico de exposição intensa aguda ou crônica ao sol pode ser determinante.

Embora se localizem preferencialmente na face, na região das bochechas, testa, lábio superior, queixo e têmporas, as lesões surgem ainda no colo, pescoço e antebraços. O tamanho pode variar bastante. Em alguns casos, chegam a tomar os dois lados da face completamente. Apesar de não ter cura, com um tratamento bem conduzido por um médico especialista, o desaparecimento é quase total.

Carlos Roberto Antônio e João Roberto Antônio estão à frente da Pelle Dermatologia, clínica que é referência nacional em tratamento clínico e rejuvenescimento avançado sem cortes e já recebeu mais de 200 mil pacientes em 50 anos de atendimento em São José do Rio Preto. Ambos ministram cursos e workshops para profissionais de todo país e também da América Latina. Carlos, inclusive, é considerado um dos cinco maiores palestrantes do Brasil. “Estou constantemente me atualizando sobre técnicas e produtos avançados. Para estar por dentro do que a medicina oferece, visito países da Europa, Estados Unidos e Israel”, explica.

Entre os serviços oferecidos no consultório, estão os relacionados à prevenção de doenças e problemas que atingem a saúde da pele, cabelo e unhas; procedimentos clínicos e estéticos; diagnóstico e tratamento do câncer de pele e lasers que vão desde a remoção de tatuagens, rejuvenescimento, aumento de cabelos até diminuição de celulite e gordura localizada.

Para o tratamento de melasma, a tecnologia mais atual está concentrada na aplicação do laser CO2 ultrapulsado. Segundo Carlos, “Os aparelhos mais antigos promoviam uma queimadura controlada que exigia grande tempo de recuperação e tinha muitos efeitos colaterais. A evolução desses aparelhos foi o sistema fracionado onde o laser atinge a pele de forma progressiva. Com isso os resultados são melhores e com menor tempo de recuperação, sendo necessárias apenas duas aplicações com intervalo de dois meses. Para completar, são associados de potentes clareadores aplicados em consultório e de uso domiciliar, mais os cuidados quanto a exposição solar”, detalha.

E a avaliação do dermatologista é fundamental. Na clínica Pelle, um scanner chamado Vectra captura imagens em três dimensões e de resolução ultra-alta que mostram ao paciente as possibilidades de intervenções e os progressos. O mesmo programa determina as medidas que indicam a simetria da face caso exista o interesse de, no futuro, realizar uma harmonização com preenchedores.

O expert lembra que procedimentos descamativos como o peeling podem piorar ou agravar o melasma, quando são contraindicados para o tipo de pele e condições do paciente. “O melasma é uma condição crônica que tem muita probabilidade de reincidir e que exige atenção continuada e persistente. Conforme a agressividade da terapia, pode haver o que chamamos efeito rebote, no qual o paciente tem uma pequena melhora seguida de uma grande piora do quadro clínico. Usar cosméticos em concentrações adequadas e o acompanhamento de um profissional são fundamentais para ter uma pele saudável”, explica.

Novidade no mercado
O tratamento do melasma ganhou um novo e poderoso aliado: um creme clareador chamado Amelan. Carlos Roberto Antonio, que atualmente é o professor responsável pela Cirurgia Dermatológica e Laser da Famerp — Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto—, também é o profissional que faz a certificação do produto. Por enquanto, o creme só é conseguido no Brasil por meio de importação. “Esta nova formulação é considerada atualmente o clareador mais moderno e famoso do mundo pelos resultados que vêm obtendo em pacientes de qualquer cor de pele e qualquer idade”, conta.

O tratamento consiste na aplicação em consultório do creme base, desenvolvido pelo médico venezuelano Eduardo Krulig, especialista que soma 25 anos de carreira e mais de 60 anos de tradição familiar em cosmética. “Depois o paciente vai para casa e aplica um outro creme para potencializar o resultado. Na segunda semana de tratamento já é possível visualizar os efeitos”, afirma o especialista.

SERVIÇO
Pelle Dermatologia
Rua Silva Jardim, 3114
Telefone: (17) 3232-6611
www.pelle.com.br

Por Thais MACHADO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS