SuperHype – Obras sob encomenda movimentam mercado editorial

Para 2020, o autor prepara uma obra autoral com histórias reais de superação que vivenciou ou com as quais se deparou em quinze anos como repórter

A fundação de um município, a vida de uma celebridade, a trajetória de uma família, o desenvolvimento de uma empresa. Todos esses temas podem render a publicação de um livro. E mesmo com a multiplicação dos dispositivos digitais, os livros em papel ainda são preferidos por boa parte dos leitores e qualquer história pode ser relatada em palavras e eternizadas nas publicações.

O jornalista e escritor rio-pretense Raul Marques dedica-se há três anos ao trabalho de redação e edição de livros. No total, ele soma onze obras publicadas, de diferentes gêneros, e prepara outros oito lançamentos para os próximos meses.

A carreira do escritor, natural de São Paulo, foi consolidada após quase quinze anos trabalhando em redações de TV e jornais de Rio Preto. “Percebi que o que mais gostava era contar histórias, seja de pessoas mais simples ou de personagens conhecidos. O espaço para isso no jornal era limitado, e com os livros consigo explorar mais cada fato ou sentimento”, explica.

Essa percepção veio depois da publicação de uma grande reportagem sobre a guerra civil no Haiti que o jornalista cobriu em viagem ao país caribenho em 2009. Com esse trabalho, Raul Marques foi premiado no concurso José Hamilton Ribeiro, do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, como melhor reportagem.

As duas primeiras publicações em formato de livro foram no gênero poesia. Uma das obras foi vencedora do Prêmio Nelson Seixas, da Prefeitura de Rio Preto. Depois disso, Raul Marques foi responsável pela redação de diversas obras autorais e sob encomenda.

A fundação e desenvolvimento dos municípios de Potirendaba e de Novo Horizonte foram registrados em obras encomendadas ao escritor. As publicações trazem detalhes levantados após extensa pesquisa de documentos, jornais locais e dezenas de entrevistas com historiadores e pessoas ligadas aos municípios.

Biografias de famílias e grupos de amigos também estão entre as obras assinadas por Raul Marques. O escritor redigiu os livros da Sicredi de Bauru, da história da natação rio-pretense com o professor Décio Lang e do gado Tabapuã, que ganhou inclusive um ebook em inglês. O material foi distribuído para criadores de diversos países.

Os 50 anos do Festival Internacional de Teatro (FIT) foi tema de livro publicado neste ano, a pedido da Secretaria Municipal de Cultura. Repleto de fotografias e rico em detalhes históricos, o livro registra importantes momentos da arte teatral no Brasil.

Com os livros ‘A menina que adora perguntar’ e ‘O menino que reinventou o mundo’, o autor alcançou também o público infantil. As duas obras foram também vencedoras da categoria literatura do Prêmio Nelson Seixas e a primeira foi lançada em janeiro de 2019, com grande repercussão entre as crianças, pais e educadores de diversos estados do Brasil, que utilizam o livro em sala de aula.

O segundo livro será lançado no início de 2020, junto com outra obra escrita para o público infanto-juvenil: ‘A revolução das crianças’, livro vencedor do prêmio Proac Municípios/Nelson Seixas, em agosto deste ano.

Agora, Raul prepara o lançamento da biografia do locutor de rodeios Asa Branca, celebridade da década de 90 e que hoje enfrenta graves problemas de saúde. O lançamento, que será realizado na avenida Paulista, em São Paulo, está previsto para o mês de novembro.

Para essa biografia, o escritor entrevistou celebridades que acompanharam a trajetória de Asa Branca, como o cantor Sérgio Reis, a apresentadora Sônia Abrão e o ex-jogador de futebol Luizão. Depois de ser revisado por Asa Branca, o livro foi encaminhado e aprovado pela direção da editora Letramento, de Belo Horizonte, que assumiu a edição e publicação.

A obra será vendida no site da editora, na Amazon e estará em livrarias de todo o Brasil.
Para 2020, Raul Marques prepara, ainda, uma obra autoral com histórias reais de superação que vivenciou ou com as quais se deparou no trabalho como repórter, além dos livros feitos sob encomenda.

“Esse é um trabalho que exige muita pesquisa e tempo para um resultado de qualidade. Por isso, quem tiver interesse em ver sua história publicada, deve se organizar meses antes da data que pretende publicar”, explica o autor.

Depois da apuração das informações e redação dos textos, o livro ainda passa por revisão, diagramação, que dependem de outros profissionais, e todas as etapas de edição, tudo acompanhado pelo escritor.

Mais informações:
Para entrar em contato e acompanhar o trabalho desenvolvido por Raul Marques acesse o site www.raulmarques.jor.br ou acompanhe as publicações nas redes sociais: na página do Facebook Raul Marques e Instagram @raulmarquesescritor.

Para orçamentos, participação em palestras e eventos, o contato com a assessoria do escritor é pelo WhatsApp (17) 99731-1135.

Por Thais Machado 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS