SuperHype: Força e concentração: prepare-se para escalar!

O rio-pretense Felipe Camargo é o principal escalador do Brasil na atualidade. Escalou o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e recentemente esteve na Ponte Estaiada, em São Paulo

A origem dessa prática teve início no século 19, na Europa. Montanhistas criaram treinamentos que pudessem auxiliá-los no desempenho. Com o passar do tempo, o nível técnico da escalada foi aprimorado e um sistema de classificação começou a ser empregado.

Os níveis de dificuldade foram normatizados e graduados. Hoje, levar a vida na vertical é modalidade olímpica e vem ganhando muitos adeptos no Brasil.

O rio-pretense Felipe Camargo é campeão sul-americano e pentacampeão brasileiro de escalada. Em 2017, venceu um reality show global da Netflix, onde concorreu com mais de 100 atletas de seis países diferentes.

Apresentado pelo jornalista e humorista Rafinha Bastos e pelo lutador Anderson Silva, o Ultimate Beastmaster Brasil foi produzido por Sylvester Stallone e David Broome e é composto por dez episódios. “O esporte não só mudou a minha vida ainda na infância como me proporcionou preparação para superar o desafio que me projetou para o mundo todo”, conta Felipe.

A competição exigiu dos participantes excelente desempenho em várias modalidades. “A prova principal possuía muitos obstáculos e era preciso ter força, equilíbrio, correr, pular… Todas essas habilidades eu conquistei escalando nos últimos 16 anos”, completa.
O esportista deve representar o país nas Olimpíadas de Tókio em 2020 e, quando está na cidade, treina no espaço Altitude Escalada. Inaugurado em 2002, o ginásio conta com 400 m² de muros, mais de três mil agarras, oito top ropes (cordas que dão segurança ao escalador), um teto de quatro metros e mais de 80 vias montadas, além de área guiada e loja de equipamentos.

Kleber Jamal Contiero, um dos sócios-proprietários, explica que a prática indoor também dá condições para quem quer escalar montanhas, por exemplo. “Inclusive, parte dos adeptos que estão conosco durante a semana, aos finais de semana se reúne em busca de paredões de pedras naturais em ambientes abertos”, enfatiza.

Para iniciar no esporte não há limitações como idade ou condicionamento físico. “Se passou dos 30, 40 ou 50 anos não importa, é pra todo mundo se divertir”, diz Felipe. E Kleber completa: “Podem vir casais, famílias e adultos. São muitos os benefícios para saúde e também para o fortalecimento da autoconfiança”.

 

Informações
Altitude Escalada
Rua Sírio Libanesa, 618
São José do Rio Preto
Telefone: (17) 3216-2738
Site: www.altitudeescalada.com.br

Por Thais MACHADO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS