SuperHype: COLÁGENO, O QUERIDINHO DA PELE SAUDÁVEL

Luciana da Silveira é farmacêutica magistral, especializada no desenvolvimento e manipulação de fórmulas. Ela explica que colágeno não é só assunto de beleza. A proteína também tem grande papel na saúde, especialmente na locomoção

Fundamental para manter as células firmes e unidas, é importante não só para os tecidos do corpo humano bem como para a integridade dos músculos, ligamentos, tendões e articulações. Saiba como incluir essa substância e melhorar a saúde do seu organismo

Nas farmácias, lojas de departamentos e sites especializados encontramos muitos produtos que contém colágeno para solucionar queixas relacionadas principalmente à beleza e jovialidade. Porém, apesar do investimento da indústria na divulgação dessa substância, o colágeno que encontramos comumente no mercado não costuma fazer efeito algum.

De acordo com a farmacêutica Luciana da Silveira, o colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele. “Produzida naturalmente pelo corpo, também pode ser encontrada em alimentos como carne e gelatina, cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó; porém é preciso tomar cuidado, pois existem vários tipos e formas certas de consumir”.

Especializada no desenvolvimento e manipulação de fórmulas, a profissional explica que como qualquer proteína, o colágeno é desmembrado em aminoácidos através da digestão. “Depois de dividida, é recombinada da maneira que o corpo precisa, seja como músculo, pele, unhas, ossos, tendões, cartilagens, veias, cabelos ou colágeno propriamente dito”.

Mas para fabricar colágeno precisamos de aminoácidos como lisina, glicina, prolina e hidroxiprolina. Precisamos também das vitaminas E, C, B3, B6, B5, Biotina e betacaroteno, e de minerais como: selênio, cromo, cobre, zinco e silício orgânico — chamados oligoelementos.

Ainda de acordo com Luciana, é possível fazer a suplementação de todos esses componentes. “Para isso escolhemos entre o colágeno hidrolisado e os peptídeos de colágeno. O segundo tipo é absorvido mais rapidamente.

Dessa maneira, os benefícios são mais eficazes”, afirma e completa: “Os benefícios da suplementação do colágeno hidrolisado em peptídeos de baixo peso molecular se dão em função da capacidade de atravessar a barreira gastrointestinal, tornando-se biodisponíveis para processos metabólicos.”

A ingestão do colágeno é indicada a partir de sinais que são provocados pela baixa concentração desta proteína no corpo. Entre os sintomas estão a diminuição da espessura dos fios de cabelo, aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele, surgimento de rugas e de linhas de expressão, aparecimento de estrias, pele fina e desidratada e diminuição da densidade dos ossos.

Informações:
Farmácia Biofórmulas
Rua Silva Jardim, nº. 1874 — Parque Industrial
Telefone: (17) 3231-2999 / 99629-7766

Por Thais MACHADO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS