SuperHype: A ARTE E AS CORES DE DANILA

A artista plástica recebeu menção honrosa no Salão de Arte de São Paulo e expôs no Carrossel do Louvre, em Paris

Artista plástica rio-pretense produz obras em acrílico sobre tela que são premiadas nacional e internacionalmente

Desde a infância, a artista plástica Danila Pinheiro sabia que o universo das cores seria o principal foco do seu trabalho. “Fui apresentada a esse universo muito cedo quando minha mãe me levou para aula de pintura. Ainda pequenas, minha irmã gêmea e eu já frequentávamos ateliês. Depois disso procuramos aprender mais sobre o mundo dos pincéis e passamos a nos especializar em retratos”, conta.

Na adolescência, Danila se apaixonou pelo vôlei. Defendeu muitos uniformes, mas o encantamento pelo esporte deu espaço mais uma vez às tintas. Durante a faculdade de Artes Plásticas, lecionava óleo sobre tela. Pouco depois, ela e a irmã abriram o próprio espaço. “Na sequência, fui selecionada para dar aulas à comunidade no Sesi Rio Preto,
promovendo oportunidades de geração de renda e fazendo o que eu mais gostava”.

Depois de uma pausa para maternidade, Danila retomou o trabalho no ateliê e deu início às aulas em escolas particulares. “Transitar por áreas diferentes me fez desenvolver várias habilidades. Essa resiliência foi fundamental para desenvolver meu estilo e minha técnica”, explica a entrevistada.

Entre as referências da artista estão outras rio-pretenses como Dorotéia Marra, Norma Villar, Mara Chiavegatti e a mundialmente conhecida Frida Kahlo. “Me inspiro nas cores
fortes para expressar sentimentos. Gosto de pensar que congelo momentos e emoções”,
descreve.

Um dos primeiros reconhecimentos profissionais de sua carreira aconteceu em 2008, quando participou e recebeu menção honrosa no Salão de Arte de São Paulo. Em 2016, expôs no Carrossel do Louvre — centro comercial de Paris, e a partir daí viajou para Suíça e Liechtenstein, um principado localizado próximo à Áustria. Hoje, Danila aguarda o resultado de uma premiação realizada em Tóquio, no Japão. “A notícia da aceitação do meu trabalho no Copic Awards, prêmio mundial de ilustração, foi maravilhosa. Participar já é incrível”, comemora.

Entre os projetos mais próximos estão uma exposição no Shopping Iguatemi de Rio Preto; uma viagem aos Estados Unidos, onde fará exposição na galeria Arthood 56 em Miami; a EAR Parade, maior evento de arte urbano do mundo relacionado a saúde auditiva — quando 50 esculturas de orelha serão customizadas e expostas nos pontos mais movimentados de São Paulo.

Informações
Danila Pinheiro (D´Ateliê)
Rua João Teixeira nº 148, Vila Santa Cruz
Telefone: (17) 3235-1394

Por Thais MACHADO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS