Sistema imunológico é tema de simpósio na Faceres em Rio Preto

O I Simpósio de Imunologia da FACERES agendado para os dias 23 e 24 de maio a partir das 19h reunirá quatro especialistas do assunto que irão abordar, por meio de suas áreas médicas, diferentes aspectos e perspectivas da imunologia.
“O simpósio é aberto aos estudantes da área de saúde e vai tratar da imunologia e suas implicações na saúde do paciente a fim de propiciar aprendizagem médica de reconhecimento, manejo e tratamento de determinadas condições patológicas”, afirma Heitor Basaglia Almagro, estudante do curso de medicina da FACERES e presidente da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade, uma das organizadoras do evento.
Quatro profissionais da área participam com palestras sobre o funcionamento da imunidade e quais doenças podem afetá-las. No primeiro dia, (23) o oncologista clínico Gustavo Girotto abordará a “Imunologia no tratamento Oncológico”. Em seguida, a médica especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, Raquel Ramos Rocha, vai falar sobre Imunologia Básica – Reações de Hipersensibilidade, através de doenças como a artrite reumatoide e lúpus eritematoso. “Escolhi esse tema para mostrar aos alunos e profissionais a importância do conhecimento da imunologia básica para compreender as novas estratégias terapêuticas desenvolvidas para as doenças imunologicamente mediadas”, completa a médica.
No segundo dia do simpósio (24), o infectologista Renato Ferneda vai abordar o tema: “Imunossupressão geral e HIV”. O assunto vai retratar o desenvolvimento da imunologia na medicina com a manifestação do HIV como um dos principais grupos de pacientes imunossuprimidos a partir da década de 1980. “Até o ano de 1982, a imunologia dividia-se entre pacientes com neoplasia em quimioterapia, transplantados e doenças imunossupressoras hereditárias. Após essa data, houve uma mudança na divisão, assunto que vou abordar durante a palestra”, afirma o especialista.
O hematologista, hemoterapeuta e professor da FACERES, Flavio Naoum, encerra o simpósio com estudos da leucemia, doença que pode afetar ou até mesmo surgir de um defeito do sistema imune. “Pretendo abordar aspectos importantes sobre a origem da leucemia e os sinais que permitem a suspeita e a confirmação do diagnóstico. A imunologia é uma área de constantes avanços científicos, o simpósio é uma iniciativa para aprimorar o conhecimento dos participantes sobre o assunto”, reitera o professor.

O I Simpósio de Imunologia da FACERES será realizado no auditório central da faculdade nos dias 23 e 24 de maio a partir das 19h, com organização das ligas de Oncologia, Grumed, Medicina da Família e Comunidade, Geriatria, Ginecologia e Centro Acadêmico da FACERES.
O valor das inscrições para alunos da instituição é de R$20,00. Para participantes de outras faculdades, o valor é de R$30,00.
Da REDAÇÃO

SEM COMENTÁRIOS