Sistema de saúde Rio Preto utiliza teleconsultas para agilizar atendimentos

A Secretária da Saúde de Rio Preto colocou em prática no dia 15 de maio um sistema de teleconsultas, onde médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde podem discutir e tirar dúvidas de casos clínicos com especialistas de diversas regiões do país em tempo real. Com isso, a expectativa é de que a fila de espera no Centro Médico de Especialidades diminua.

O TelessaúdeRS foi criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) há cerca de cinco anos e passou a ser subsidiado pelo Ministério da Saúde, tornando-se uma exigência do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso de Qualidade da Atenção). Quando protocolado algum pedido, o sistema faz uma análise com base em 250 doenças (diabetes, hipertensão, etc) para encaminhar para um especialista. Os funcionários podem fazer o cadastro no site ead.saude.riopreto.sp.gov.br, que será previamente aprovado pela Atenção Básica.

Um mês e meio depois da implantação do sistema na cidade, a Gerente de Estratégia da Saúde da Família, Paula Sodré, afirma que o site tem ajudado bastante os médicos. “Utilizamos com bastante frequência e com isso podemos resolver casos de forma muito mais rápida. Hoje é impensável ficar sem esse sistema”. Segundo dados do TelessaúdeRS, 6 em cada 10 casos clínicos atendidos são resolvidos em tempo real.

Paula também conta que não é apenas para caso clínicos que o sistema auxilia. “Lá no site existem as opções para gestão da clínica e procedimentos administrativos. É um sistema bem completo”,finaliza.

A teleconsultoria funciona de segunda a sexta, das 8h ás 17h30 e é gratuita. Entre as especialidades oferecidas estão: pediatria, hebiatria, ginecologia, nefrologia, nutrição, saúde bucal, saúde mental, procedimentos de enfermagem, entre outras. Além do site, a consulta também pode ser feita pelo telefone 0800 644 6543. (Colaborou: Vinicius LIMA)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS