Sindicato dos Bancários oferece curso para certificação da Anbima

Curso - Certificado é exigido pelo Conselho Monetário Nacional

O Sindicato dos Bancários de Rio Preto abriu inscrições para as pessoas interessadas em obter a Certificação Profissional Abima- Série 10 (CPA-10). Serão ministradas 15 horas horas-aula, em três sábados, num curso destinado a bancários e a pessoas que desejam ingressar na financeira.

A CPA-10 (Certificação Profissional Anbima-Série 10) se destina a certificar profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimentos diretamente para o público, em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Segundo Leoní dos Santos, diretora do Sindicato dos Bancários, a Certificação é um dos requisitos que diversos bancos estão exigindo de seus funcionários ou para a contratação de novos funcionários.

Leoní explica que o primeiro motivo para o profissional bancário fazer a certificação é a obrigatoriedade legal dela. “Por força da Resolução 3158/2005, do Conselho Monetário Nacional (CMN), a certificação é obrigatória para todos os bancos e operadores que lidam diretamente com produtos de investimentos”, informa. “A norma preconiza que os bancos devem realizar ações para que seus funcionários sejam habilitados em prova certificadora promovida por entidade de relevante capacidade técnica”.

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) que realiza as provas é a principal certificadora de profissionais do mercado brasileiro, com mais de 350 mil certificações emitidas.

Para ser considerado aprovado, o profissional deve realizar um exame de certificação, composto de 50 questões, e apresentar um índice de acerto igual ou superior a 70%. Dos 864.639 inscritos, apenas 357.548 (41,3%) foram aprovados.

A certificação é considerada como um diferencial pelas instituições financeiras quando vão contratar seus funcionários. Isto deve-se tanto à obrigatoriedade da certificação para comercialização de produtos de investimento quanto à credibilidade que a certificação CPA-10 adquiriu em atestar que os profissionais certificados possuem os conhecimentos exigidos pelo mercado financeiro.

 

Da Redação

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS