Sinal analógico pode ser desligado a partir desta quarta-feira, às 23h59

Quem ainda não retirou o conversor e antena para mudar o sinal de analógico para digital deve ligar para o número 147

Aquele 1%… De acordo com a pesquisa Ibope, encomendada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 89% dos domicílios da região de Rio Preto já recebem o sinal da TV digital. Porém, como a regulamentação da agência determinava que 90% das casas da região deveriam ter o sinal digital até esta quarta-feira, dia 28, para o desligamento total do sinal analógico, o processo de desligamento por parte das emissoras de televisão começará a partir desta quarta, às 23h59 e irá até o dia 18 de abril.

Segundo Ângela Ribeiro, gerente da Seja Digital, entidade sem fins lucrativos, que faz a distribuição de 46 mil kits (conversor, antena e controle remoto) gratuitos na região de Rio Preto, que abrange a própria cidade e outros 20 municípios, o resultado de 89% poderia ser ultrapassado se a pesquisa fosse feita nesse momento.

“Precisávamos atingir no mínimo 90% dos domicílios, mas a pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Anatel, foi feita 15 dias atrás e ficamos com 89%. Então, estamos contentes com o resultado que alcançamos, além da mobilização e conscientização da população sobre o sinal digital”, afirmou.

Na primeira pesquisa divulgada há 60 dias, a região de Rio Preto mostrava que 80% dos domicílios já tinham o sinal digital. Durante este período, até a última pesquisa feita há 15 dias e divulgada agora, 89% dos domicílios foram registrados já recebendo o novo sinal.

“Quem ganha com isso é a população, que ganha um tempo a mais para se programar e nosso trabalho não para, vamos intensificar ainda mais para que ninguém fique de fora”, finalizou Ângela Ribeiro.

Quem ainda não retirou seu kit digital ainda tem tempo de retirar. Basta ligar no número 147 e solicitar as informações para a retirada e instalação do conversor e da antena.

Por Marcelo Schaffauser

SEM COMENTÁRIOS