Simpósio na Famerp discute desafios da saúde mental na infância

A Atlética da Enfermagem da Famerp promove, no dia 21 de agosto, o 1º Simpósio “Saúde Mental na Primeira Infância: Riscos e Desafios”.

Voltado a estudantes e profissionais das áreas da saúde e educação, o encontro tem como objetivos compartilhar conhecimentos sobre desenvolvimento infantil e discutir propostas de assistência à Primeira Infância com base na saúde mental e na inclusão social da criança, com temas como “Vinculação Materna” e “O Universo da Criança no Processo de Aprendizagem”.

Dhoje Interior

“O suporte a um indivíduo, desde sua gestação, pode influenciar completamente seu futuro como adulto. Desde o enfrentamento pessoal e a interação com outras pessoas e seu meio até a resiliência, a capacidade de comunicação sobre sentimentos, emoções, frustrações”, explica Pamela Casado Aguiar, aluna do terceiro ano de graduação em Enfermagem.

“Pessoas que não tiveram a atenção voltada à saúde mental na infância, período em que é formada a rede neural, ou seja, não receberam afeto, carinho, atenção, elogios, e tiveram apontados exclusivamente seus pontos negativos, principalmente até os 3 anos, não podem ser cobrados da mesma maneira”, explica Pamela Casado Aguiar, aluna do terceiro ano de graduação em Enfermagem e uma das organizadoras do simpósio.

“É importante que, ao lidar com uma criança, adolescente, adulto ou idoso, entendamos o mínimo da importância da saúde mental primária. Decidimos trazer esse simpósio para levar ao maior número de profissionais e o público em geral aspectos que tornarão crianças e adultos seres menos julgados pelo seu meio, para que, pelo contrário, seja oferecido ajuda para o enfrentamento dos obstáculos”, completa Pamela. 

 

Programação:

18h30: Credenciamento

19h00: “Saúde Mental na Primeira Infância” – Dr. José Robson Samara Rodrigues de Almeida Junior.

19h45: “Vinculação Materna e Saúde Mental da Criança” – Dra. Simone Secco da Rocha.
20h30: “O Universo da Criança no Processo de Aprendizagem ” – Fonoaudióloga e Psicopedagoga Lana Cristina Aparecida de Paula Bianchi.

21h15: Coquetel.

Da REDAÇÃO