Simpósio na FACERES traz especialistas em Doenças Tropicais

Com números recordes de casos de dengue, sendo mais de 32 mil casos positivos da doença e 19 mortes, São José do Rio Preto vive um momento de atenção e cuidados em relação ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, o Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Essas doenças são consideradas arboviroses, que serão tema do Simpósio de Doenças Tropicais, na FACERES, nos dias 08 e 09 de outubro.

Além das arboviroses, também serão abordadas no Simpósio a Leptospirose, Insuficiência Renal Aguda, Leishmaniose e Hanseníase. “A ideia surgiu das Ligas Acadêmicas de Clínica Médica, de Nefrologia, Infectologia, Fisiologia e Farmaco, como forma de integrar os assuntos em comum estudados em cada uma delas”, afirmam os organizadores.

A infectologista Cássia Estofolete vai fazer a primeira palestra do dia 08 de outubro trazendo conceito, informações e dados das arboviroses. Em seguida, Dr. Evaldo Terra, nefrologista, vai falar sobre Leptospirose e Insuficiência Renal Aguda.

Entre os temas em discussão durante o segundo dia do simpósio, estão a leishmaniose, doença que continua a se expandir e preocupar as autoridades, com o Infectologista, Renato Ferneda e a Hanseníase, que será debatida pela dermatologista, Thalita Lima.

Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas no mundo são afetadas por doenças tropicais. Com exceção feita à febre amarela, não existem vacinas para essas enfermidades, mas há tratamento e medidas preventivas que devem ser adotadas para evitá-las. Elas se proliferam com maior facilidade. Se não controladas, podem resultar em uma epidemia. “A ideia é discutir temas atuais e de impacto em termos de doenças tropicais não apenas pela troca de experiência acadêmica, científica e técnica, mas também sensibilização dos participantes quanto aos cuidados e ações de controle dessas doenças”, reiteram os organizadores do simpósio.

Serviço:

Simpósio de Doenças Tropicais

Dias 08 e 09 de outubro, às 18h

Auditório – FACERES

Inscrição: R$15,00

Da REDAÇÃO