Simpósio discute novas tecnologias em cirurgias do coração

Foto Divulgação

Pela primeira vez em Rio Preto médico italiano Roberto Di Bartolomeo apresentou na quinta-feira (23) um novo material para reconstrução do arco aórtico no sétimo Simpósio Caipira de Cirurgia Cardiovascular.

Com duração de dois dias, a sétima edição do Simpósio Caipira de Cirurgia Cardiovascular tem o objetivo de promover um intercâmbio entre médicos de todo o pais e apresentar atualizações sobre as novas tecnologias para cirurgias do coração. O simpósio trouxe a Rio Preto pela primeira vez o italiano Roberto Di Bartolomeo, que tem uma grande experiência em doenças da aorta (maior e mais importante artéria do sistema circulatório humano) e é também professor de cirurgia cardíaca na Universidade de Bolonha e chefe da cirurgia cardiovascular do Hospital Policlinico S. Orsola.

Dhoje Interior

Bartolomeo apresentou um novo dispositivo híbrido, endoprótese combinada com um enxerto ramificado, para uso na técnica Frozen Elephant Trunk (FET), que consiste em usar o tronco do elefante para fixar a aorta inteira em um único local. A técnica que é bem definida e realizada no Brasil, trata doenças complexas do arco aórtico com a finalidade de reduzir o risco operatório.

João Carlos Leal é coordenador do evento e presidente da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo enfatiza a importância de eventos como esse que promove a troca de conhecimento e experiências entre profissionais de todo o pais para a saúde cardiovascular que é um sucesso na região de Rio Preto. “Classifico como excelente o preparo e qualidade da saúde cardiovascular na região. Rio Preto é um berço de inovações para o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Além disso, temos profissionais de destaque nacional e internacional também. A história mostra o quanto evoluímos e nos consagramos nesse segmento, com muita tradição”, afirma Leal.
O evento vai até hoje (24) e reúne cerca de 100 profissionais de cardiologia. (Colaborou: Thais LOBATO)

 

Da REPORTAGEM