Setembro Coração promove ação amanhã no Poupatempo

Fazendo parte da Campanha Setembro Coração, amanhã, profissionais do IMC/HMC promovem ação gratuita no Poupatempo de Rio Preto. Serão oferecidos exames e orientações à população das 8h às 12h. Neste ano o foco é orientar mulheres sobre a prevenção de doenças cardíacas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no ano passado, as doenças cardíacas mataram mais mulheres do que os cânceres de útero e de mama somados. “A ação será realizada para iniciar o acompanhamento das pacientes. A intenção é alertar as mulheres sobre os cuidados com o coração, que devem ser tão frequentes quanto os ginecológicos, tendo em vista que as doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte no mundo, responsáveis por 30% dos óbitos entre mulheres acima de 40 anos”, afirma o cardiologista do IMC/HMC, Pedro Garzon.

A equipe será composta por oito médicos cardiologistas e enfermeiros que vão realizar exames de glicemia e aferição de pressão arterial em quem passar pelo local. A expectativa é de que durante a ação os profissionais atendam cerca de 200 pessoas. “Escolhemos locais com maior movimentação de pessoas e vamos passar informações importantes sobre doenças cardiológicas a população”, comentou.

O cardiologista destaca que a prevenção é o melhor caminho e o intuito da campanha também é conscientizar a população sobre a importância de se fazer a prevenção cardiovascular e também levar uma vida mais saudável. “É importante fazer a prevenção e também o check-up principalmente após os 35 anos e se já tem histórico de parentes com doenças cardiovasculares, pois há maior tendência da pessoa poder vir desenvolver o problema”, concluiu Garzon.

 

Por Priscila Carvalho

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS