Sesc Rio Preto traz universo do E-Sports para fãs dos jogos eletrônicos

Divulgação

Para legião de fãs dos jogos eletrônicos, o Sesc Rio Preto traz neste começo do ano uma programação diversificada do universo dos E-Sports aos amantes dos games. Além de palestra sobre o mercado de trabalho dos jogos e bate-papo sobre um dos games mais disputados no momento, League of Legends  (LoL), os participantes poderão disputar campeonatos promovidos pela própria instituição. As atividades têm início nesta sexta-feira (11) e a programação se estende até o dia 3 de fevereiro.

A programação faz parte do Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Rio Preto, que tem como objetivo, por meio de atividades como oficinas, cursos, exposições, instalações e palestras, envolver as mais diversas práticas, que são entendidas como tecnologias, com o propósito de desenvolver as linguagens artísticas e criação.

O empresário e estudioso de games, Luis Paolini, ministrará palestra nesta sexta-feira sobre “E-Sports-Game e Mercado de Trabalho”, no qual abordará o tema E-Sports, com a meta de ampliar o conhecimento dos participantes sobre a indústria de criação de games e o mercado de trabalho dos jogos. A palestra acontecerá na sala de uso múltiplo, das 19h às 22h, sem taxa de inscrição. O evento é destinado para 40 pessoas e a inscrição será realizada momentos antes da palestra.

Fenômeno LoL

Com mais de 30 milhões de jogadores diários em todo o mundo, segundo a revista Forbes, o game League of Legends também tem uma legião de fãs em Rio Preto. Dentro da programação voltada para tribo de guerreiros online, o gamer e influenciador do jogo Gabriel Todaro abordará com o público rio-pretense, a história da criação do jogo, detalhes do game e o fenômeno que se tornou entre jovens e adultos. O bate-papo será no dia 18 (sexta-feira), a partir das 19h, aberto ao público.

Mais conhecido pela sigla LoL, o jogo exige raciocínio, estratégia e trabalho em equipe. As partidas podem durar até uma hora e reúnem equipes de cinco jogadores. O objetivo é defender o “nexus” (região protegida por torres holográficas) da equipe, além de alcançar e destruir o nexus da equipe adversária.

“Conheci o jogo através de amigos da faculdade em 2012, e de lá pra cá, não consigo ficar sem jogar”, diz Todaro. “O bacana é que todos podem jogar, desde amadores e profissionais, e cria aquele lance de competição onde um jogador quer desafiar o outro”.

Além do bate-papo, o Sesc promoverá um campeonato de League os Legends nos dias 19 e 20, das 13h às 19h. Serão inscritos oito times de cinco jogadores. O limite de vagas para o campeonato será de 40 pessoas. O jogo poderá ser acompanhado pelo público no teatro da instituição.

Campeonatos e diversão

Outros campeonatos integram a grade de programação eletrônica do Sesc Rio Preto. Para os apaixonados pelo futebol, em especial o virtual, o FIFA 19 é uma das opções oferecida ao público.  O jogo será disputado nas plataformas Xbox One e Playstation 4. Com limite para 64 jogadores, o campeonato será realizado nos dias 26 e 27 (sábado e domingo), das 10h às 13h, no ginásio de esportes.

O game Just Dance 18 também é uma das atrações no festival de jogos virtuais. Nele, os jogadores caem literalmente na dança e demonstram agilidade nos passos sincronizados com o parceiro e o avatar. O jogo é praticado na plataforma Xbox One e utiliza o sensor Kinect. O limite de vagas é para 32 participantes. O torneio acontecerá no começo de fevereiro, nos dias 2 e 3, no ginásio de esportes, sem taxa de inscrição.

Assim como os jogos, o Sesc destinará oficinas que cercam o mundo dos games: construção de fliperama e criação de games 2D.

Por Vinícius MAIA

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS