Sesc Rio Preto traz o coletivo Pretas PalaBras para um bate-papo sobre a feminilidade no mundo contemporâneo

Foto: Anderson Carvalho

A construção da feminilidade no mundo contemporâneo. Esse é o tema do bate-papo realizado com o coletivo Pretas PalaBras, no dia 27, terça, às 19h no Teatro do Sesc Rio Preto. Os padrões, a violência, o tráfico de drogas, o alcoolismo, a política e o poder serão assuntos que permearão o debate, visando refletir sobre o lugar da mulher em um mundo atravessado por todas essas questões.

O mote para levantar essas e outras discussões será a obra ‘Lupita gostava de engomar’ da escritora mexicana Laura Esquível, lançado em 2014. No romance, uma personagem oposta ao conceito clássico de heroína vive uma reviravolta em sua vida, após presenciar o assassinato de um político. Lupita, policial alcoólatra, sobrevive em um meio onde reinam as aparências, o dinheiro e o poder, uma sociedade marcada por injustiça, desamparo e impotência. Após o crime ela percebe que sua vida está em risco e que para se manter viva, precisa desvendar o misterioso crime. É neste cenário, que a autora revela uma parábola moral de um mundo em crise, no qual todos somos um pouco Lupita.

O encontro faz parte do projeto ‘Do 13 ao 20 (Re)Existência do Povo Negro’ projeto institucional, idealizado pelo Sesc São Paulo, e realizado em todas as suas unidades do Estado, que faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais.

A proposta vem ao encontro da necessidade de (re)conhecer o papel histórico de todo aporte subjetivo construído para manutenção do Status Quo. Conhecer historicamente tal construção e questionar privilégios, é uma atitude que revela o compromisso com uma sociedade mais justa, logo, é uma atitude ética, que requer coragem.
A programação pode ser conferida no portal sescsp.org.br/riopreto

PROGRAMAÇÃO 

BATE-PAPO

LUPITA GOSTAVA DE ENGOMAR, DE LAURA ESQUIVEL COM O COLETIVO PRETAS PALABRAS

Serviço: Dia 27, terça, às 19h.
Teatro. 228 lugares. Grátis. 14 anos

Da REDAÇÃO 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS