Série A3 poderá voltar em setembro

Jogos do Paulista da A3 podem voltar em setembro/ Foto: Matheus Lima/ Cidade Clube

A Federação Paulista de Futebol (FPF) e representantes dos 16 clubes da série A3 do Campeonato Paulista realizaram uma videoconferência nesta terça-feira (28) para definir o protocolo para a retomada da competição.

Neste primeiro momento, os clubes solicitaram para que sejam autorizados os testes de Covid-19, exames médicos, testes clínicos, físicos e fisiológicos a partir do dia 10 de agosto. Após a aprovação, também será encaminhado o Protocolo de Retomada Gradual dos Treinamentos, solicitando autorização para retorno dos treinos no dia 17 de agosto. Em sequência, será enviado ao Centro de Contingência do Coronavírus o Protocolo de Operação de jogo. Por maioria, os clubes sugeriram que a competição seja retomada no dia 20 de setembro, com término previsto para 21 de novembro. A data de reinício dependerá de autorização do Governo do Estado.

Dhoje Interior

“A taxa de inscrição de atletas será abonada e os clubes poderão substituir os atletas com contratos vencidos. Tínhamos planos de contratar jogadores que vinham se destacando tanto na série A3 quanto na série A2, mas a Federação vetou que um mesmo jogador atue por outra equipe das três primeiras divisões. Sendo assim, estamos buscando opções em outros mercados, como por exemplo, o campeonato carioca que já foi encerrado”, explicou o presidente do Rio Preto, José Eduardo Rodrigues. Ele ainda garantiu que Carlos Rossi seguirá como técnico do Jacaré na competição.

Equipes que estiverem em cidades na fase vermelha ou laranja do Plano São Paulo não poderão mandar jogos em seus respectivos estádios. Rodrigues, que defendeu o encerramento do campeonato no início da pandemia, disse que o clube poderia ser punido pela federação caso não acatasse a decisão. “A maioria das equipes votou a favor da retomada e nós vamos respeitar. Voltei a falar sobre a regionalização da competição, uma bandeira que defendo desde o início do meu mandato e questionei também como será feita a fiscalização para saber se todos os times estão seguindo os protocolos”, comentou o presidente.

Faltam quatro rodadas para o fim da série A3. O Rio Preto está na 9ª posição com 14 pontos, um a menos que o Desportivo Brasil, última equipe na zona de classificação. Os próximos jogos serão contra Capivariano, Batatais, Nacional e Linense. A outra equipe da região nesta divisão, o Olímpia, está com 13 pontos na 11ª posição.

Por Vinicius LIMA – redação Jornal DHoje Interior