Semana Mundial de Aleitamento Materno começa com homenagem

A Semana Mundial de Aleitamento Materno começa na próxima quinta-feira, 1º de agosto, e tem como tema, este ano, ‘Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!’. Em Rio Preto, a campanha começa com uma cerimônia para homenagear as mães doadoras de leite e com uma exposição fotográfica. A solenidade será na prefeitura, no auditório Abreu Sodré (9º andar), às 19h30. A participação é aberta ao público.

As atividades continuam até o dia 14 de agosto e incluem a ‘Caminhada com Mamaço’, no próximo sábado, dia 3, na Represa Municipal, a partir das 9h, e musicalização com bebês, contação de histórias e conversa sobre aleitamento materno, no dia 8 de agosto, às 8h30, no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). A Semana contará ainda com oficinas de manejo em aleitamento materno e simpósio, destinados aos profissionais de saúde das redes pública e privada de Rio Preto.

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano de Rio Preto foi implementado em 2008 e, atualmente, pasteuriza, em média, 120 litros de leite por mês, arrecadados por meio de doação. Parte deste leite é destinada aos bebês internados nas UTIs neonatais do município, e outra parte, às próprias doadoras que voltam ao trabalho antes do sexto mês do bebê.

Para ser doadora, é preciso estar com os exames de sorologia em dia. O cadastro pode ser feito no Banco de Leite, na unidade móvel, ou ainda por telefone. “Depois do cadastro, o Banco de Leite fornece um frasco para fazer a coleta em casa. O Banco de Leite vai buscar esse leite”, explica a gerente do banco, Priscila Theodoro.

Além do trabalho de coleta e doação do leite materno, o Banco de Leite também auxilia a mulher que deu à luz e está com dificuldade no aleitamento materno. O serviço é gratuito.