Semana começa com previsão de chuva

Depois de mais de 80 dias sem chuva, com muita secura e qualidade do ar baixa, a população da região de Rio Preto começa a respirar aliviada. Devido a uma frente fria que chegou ao Estado de São Paulo e já provocou chuvas em cidades próximas no final de semana, o nível de umidade do ar na manhã da última segunda-feira (14), em Rio Preto, saltou para 88%, quando na manhã de domingo era de apenas 49%.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de umidade relativa do ar é de 60%. De acordo com a meteorologista Rita Cerqueira do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IpMet), o que ajudou no aumento da umidade relativa do ar é que em algumas cidades da região houve chuva no domingo e também ontem. “Agora nós estamos com uma frente fria passando sobre o Estado de São Paulo e com isso houve um aumento da nebulosidade e ontem até ocorreu chuva em várias regiões do Estado”, disse.

Dhoje Interior

A meteorologista explica que para essa semana ainda há a previsão de chuvas por Rio Preto e região. “Esta semana essa frente fria que está passando pelo estado ocorre chuvas, mas são poucas chuvas. Entre terça e quarta-feira vão ter formações de áreas de instabilidade no interior do continente, que vai manter essa condição de chuva no estado, principalmente nas regiões mais oeste, central, sul e leste do estado. Na quinta e na sexta-feira vai ter uma nova frente fria que vai passar pelo oceano que vai reforçar essa instabilidade pelo estado de São Paulo e aí tem previsão de chuvas de formas mais generalizadas”, explicou.

Para esta semana a previsão do tempo em Rio Preto será de nuvens pela manhã e pancadas de chuvas localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas, no período da tarde. Este tempo chuvoso deverá permanecer até domingo. Porém mesmo com as chuvas, não deve fazer frio pela cidade, com as temperaturas marcando mínima de 16 graus e máxima de 31 graus.

Fonte: Priscila Carvalho – Redação jornal DHoje Interior