Sede da Cia. Cênica recebe espetáculos Por quê? e Longos Anos, com entrada franca

Foto jorge etecheber

Apresentações em Rio Preto acontecem nesta quinta (4/10) e sábado (6/10), às 20h, 

com retirada de ingressos no local uma hora antes

Nesta semana, tem teatro em dose dupla e de graça na sede da Cia. Cênica, no Jardim dos Seixas, em Rio Preto, por meio do PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018. O público poderá conferir a peça para todas as idades Por quê?, da Cia. Cênica, e o espetáculo adulto Longos Anos, da Companhia Hecatombe. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes, no local das apresentações.

Abrindo a programação da semana, nesta quinta (4/10), às 20h, a Cia. Cênica apresenta Por quê?, que aborda de modo delicado e bem humorado questões como a solidão, o medo, a amizade e o reinventar-se diariamente.

Na peça, todos os dias, em uma praça pública, no mesmo horário e ao som do violão do senhor Coreto, quatro simpáticos idosos reúnem-se para vivenciar situações inusitadas, engraçadas e profundamente alegóricas. Teatro, canto, dança e brincadeiras são atividades constantes entre esses personagens e que configuram seu universo lúdico, mas nem sempre harmonioso.

Filosoficamente inspirada no texto Sou uma Pergunta, de Clarice Lispector, a peça tem dramaturgia de Linaldo Telles, que também assina a direção com Fagner Rodrigues. No elenco, Antônio Bucca, Cássia Heleno ou Vanessa Palmieri, Fabiano Amigucci e Simone Moerdaui.

No sábado (6/10), às 20h, é a vez da Companhia Hecatombe apresentar o espetáculo Longos Anos, com texto e atuação de Homero Ferreira, indicada para maiores de 12 anos. O espetáculo apresenta a história de um reencontro emocionante de duas irmãs afastadas pelos rumos incertos do destino.

O trabalho é uma espécie de leitura encenada, em que Ferreira interpreta Bete e, a cada sessão, recebe um ator ou atriz convidada para fazer a personagem Joana. Para esta apresentação, o nome do convidado está em confirmação.

A peça completa cinco anos em fevereiro de 2019, tendo já passado por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O trabalho participou da edição 2016 do FIT Rio Preto – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, com sete sessões lotadas.

O texto de Homero Ferreira é resultante de sua participação na oficina de dramaturgia do Royal Court Theatre, importante centro teatral inglês, responsável pela revelação de autores como Sarah Kane e Samuel Beckett. O projeto foi concebido para espaços alternativos, mais intimistas, e contou com a orientação do diretor e dramaturgo carioca Pedro Brício.

Território Cênico

O PROJETO TERRITÓRIO CÊNICO 2018, da Cia. Cênica, venceu o Edital Território das Artes – Espaços Independentes, do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. O projeto segue até o final de outubro, promovendo apresentações artísticas e de intercâmbio e atividades formativas gratuitas, com a participação da classe artística local e de convidados e da comunidade.

Serviço:

Por quê?, com Cia. Cênica. Quinta (4/10), 20h, na sede da Cia. Cênica. Endereço: avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas – Rio Preto. Grátis. Livre. Retirada de ingressos a partir das 19h no local.

Longos Anos, com Cia. Hecatombe. Sábado (6/10), 20h, na sede da Cia. Cênica. Endereço: avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas – Rio Preto. Grátis. 12 anos. Retirada de ingressos a partir das 19h no local.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS