Secretaria de Meio Ambiente realiza evento on-line sobre Arborização Urbana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo promove entre os dias 20 e 24 de julho uma programação on-line com webinar, live e capacitação sobre arborização urbana. Com o tema: “Arborizando São José do Rio Preto com Sustentabilidade”, as ações serão gratuitas e transmitidas pelos YouTube e pelo Facebook, nos canal e página da Prefeitura de São José do Rio Preto, nas respectivas redes sociais.

A apresentação será dos engenheiros agrônomos da Secretaria de Meio Ambiente, Otton Arruda e Larissa Volpi e terá mediação da Secretária da pasta, Kátia Penteado.

Dhoje Interior

“Arborização Legal”

Abrindo a programação no dia 20/07, às 10h haverá o Webinar “Arborização Legal”. Nele serão apresentadas as principais leis existentes sobre o manejo de árvores (leis federais, estaduais, normas), com aprofundamento na legislação municipal sobre o manejo de arborização urbana, Lei 13031/2018 e Decreto 18301/2019. Serão abordados também alguns conceitos básicos sobre árvores, para melhor compreensão da legislação. Este webinar tem como público-alvo os integrantes do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), voluntários e grupos de plantio,  universitários – alunos e professores, ambientalistas, membros de associações de bairro, profissionais que trabalham com arborização, interessados pelo tema, sociedade civil em geral.

Como plantar

No dia 22/07, também às 10h será realizada a live “Como Plantar uma Árvore Corretamente”. Serão abordados de maneira leve e explicativa, os aspectos técnicos para a realização de um plantio de árvores urbanas, principalmente em calçamentos. De maneira prática e plantando uma muda de árvore ao vivo, serão esclarecidas as dúvidas mais frequentes que ocorrem antes, durante e após o plantio. A escolha da muda ideal para cada ambiente, o espaço a ser deixado, a abertura do berço, o preparo do substrato, o plantio propriamente dito e as manutenções pós plantio. O público-alvo são os grupos de plantio, profissionais da área, interessados em aprender a plantar árvores corretamente e sociedade em geral.

Normas técnicas

Fechando a programação no dia 24/07, haverá a capacitação voltada aos profissionais de diversas áreas e órgãos da Prefeitura que terá como tema: “Normas técnicas de Arborização”. Os assuntos abordados serão: “O que é arborização urbana?”; benefícios e conflitos da arborização; conceitos básicos sobre as árvores; planejamento sobre onde plantar e não plantar, utilizando espécies adequadas; como plantar e cuidar no manejo inicial; como realizar o manejo de árvores adultas dentro da legislação e normas técnicas vigentes, além das soluções propostas para os principais desafios da arborização urbana.

Participam da capacitação profissionais das equipes de Podas, Praças e Jardins e Fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços Gerais; representantes da Defesa Civil; Secretaria de Educação (Dep. Infraestrutura); Saúde (Dep. de Projetos e Acomp. de Obras); Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de  Esporte e Lazer (manutenção); Secretaria de  Meio Ambiente (Setor de Análise e Laudos, Fiscalização, Pq. da Represa, Pq. Rio Preto, estagiários);  Secretaria de Planejamento (projetos);   Secretaria de Trânsito (Fiscalização, manutenção); Secretaria de  Obras (Públicas, Privadas e Fiscalização); Emurb (manutenção de praças);  Emcop (projetos);  Semae (Assessoria de Gestão Ambiental, engenheiros e técnicos que fiscalizam poda); Subprefeituras de Engenheiro Schmitt e Talhado e outros profissionais da Prefeitura que tenham interesse. Haverá emissão de certificado de participação. Orientações sobre solicitação do certificado ocorrerão durante as transmissões.

Serviço:

PROGRAMAÇÃO “ARBORIZANDO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO COM SUSTENTABILIDADE”

Transmissão pelo: -Youtube e Facebook: Prefeitura São José do Rio Preto

20 de julho – 10h 

WEBINAR “ARBORIZAÇÃO LEGAL” 

-Apresentação de leis e decretos sobre a arborização urbana de São José do Rio Preto: principais leis (federais, estaduais, normas) sobre o manejo de árvores e aprofundamento na legislação municipal (Lei 13031/2018 e Decreto 18301/2019). 

Apresentação: Larissa Volpi – Eng.ª Agrônoma Chefe do Setor de Análises e Laudos do Viveiro Municipal

22 de julho – 10h

LIVE “COMO PLANTAR UMA ÁRVORE CORRETAMENTE”

Live vai ensinar o plantio correto de uma árvore desde a escolha da muda ideal para cada local, espaço a ser deixado, abertura do berço, preparo do substrato, o plantio propriamente dito e as manutenções pós plantio.

Apresentação: Otton Arruda – Eng.º Agrônomo e Chefe do Viveiro Municipal

24 de julho – 9h

CAPACITAÇÃO “NORMAS TÉCNICAS SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA”

Treinamento voltado a profissionais da Prefeitura sobre o que é arborização urbana,  benefícios e conflitos, planejamento sobre plantio e espécies adequadas, manejo, legislação e normas técnicas vigentes, soluções propostas para os principais desafios.

Apresentação: Apresentação: Larissa Volpi – Eng.ª Agrônoma Chefe do Setor de Análise e Laudos do Viveiro Municipal

Mediação: Kátia Penteado Casemiro – Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo 

Da REDAÇÃO