Secretaria de Cultura oferece quase 2 mil vagas em Núcleos de Artes

FOTO DIVULGAÇÃO

As inscrições para os cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura, serão abertas na próxima terça-feira, dia 15 e vão até do dia 31 de janeiro. Serão oferecidas quase 2 mil vagas em dança, teatro, artes plásticas e música; e em diversas turmas, níveis, horários e, no caso de música, instrumentos.

Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas na Casa de Cultura Dinorath do Valle e no Núcleo de Artes Roberto Farath. As inscrições e os cursos são totalmente gratuitos.

As atividades dos Núcleos Municipais de Artes e Cultura terão início no dia 04 de Fevereiro de 2019. Para a inscrição é necessário levar 01 foto 3×4, cópia do RG e de um comprovante de residência. As inscrições são tanto para novas vagas, quanto para rematrículas.

Cursos e opções

Os Núcleos de Artes e Cultura oferecem os cursos de Artes Plásticas (aquarela, pintura em tela, desenho de observação); Dança (ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, jazz, sapateado); Música (bateria, instrumentos de sopro, instrumentalização para banda, piano, teclado, teoria musical, viola caipira, violão, violino) e Teatro (leitura dramática, produção, teatro infantil/ juvenil/adulto).

São diversas opções de cursos, sendo uma oportunidade para que os rio-pretenses descubram e aprimorem suas aptidões artísticas. O objetivo dos Núcleos é fomentar a transformação das pessoas e o desenvolvimento cultural por meio de capacidades inventivas, bem como contribuir para a formação de cidadãos conscientes do significado de suas vidas em sociedade.

A variação de faixa etária é grande, os cursos recebem desde crianças a partir de sete anos a adultos acima de 65 anos, de acordo com suas aptidões e preferências pessoais. Além disso a formação é continuada, pois são disponibilizadas vagas de rematrícula em diversas modalidades. Os Núcleos oferecem uma integração entre os estágios, planos de aula, cursos e instrutores responsáveis pelas aulas.

Mudanças e reformas

Com a reforma da Casa de Cultura Dinorath do Valle prevista para este ano, as atividades de artes plásticas serão realizadas no Núcleo de Artes Roberto Farath, no Jardim Soraya, e as aulas de teatro, no Teatro Nelson Castro, na Vila Itália. O local para as modalidades de dança ainda está sendo definido pela Secretaria de Cultura.

De acordo com a Coordenadora dos Núcleos de Artes e Cultura, Talita Carvalho, trata-se de efetiva política pública de cultura da qual todo cidadão tem direito, além da oportunidade para iniciar ou aprimorar o contato com as artes, formando os mais diversos graus de pessoas interessadas nas linguagens artísticas.

Além dos Núcleos próprios, a Secretaria de Cultura também mantém convênio com outros quatro núcleos que atendem alunos previamente matriculados nesses projetos, totalizando 300 vagas. São eles: Instituto As Valquírias, Núcleo Santa Cecília – Serviço Social Vitório Lucchesi, OSC Paraíso Projeto Mundo Novo Eldorado; OSC Paraíso Projeto Mundo Novo Pinheirinho.

Cursos:

Artes Plásticas: aquarela, pintura em tela, desenho de observação;

Dança: ballet clássico, dança contemporânea, dança de salão, jazz, sapateado;

Música: bateria, instrumentos de sopro, instrumentalização para banda, piano, teclado, teoria musical, viola caipira, violão, violino;

Teatro: leitura dramática, produção, teatro infantil/ juvenil/adulto;

Modalidades e Vagas disponíveis

Artes Plásticas

São formações expressivas que utilizam técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma concepção estética e poética, aprendido na teoria e na prática, desenvolvendo-se técnicas e conhecimentos específicos em aquarela, pintura em tela e desenho de observação.

Vagas:

Rematrículas: 107

Novas vagas: 144

Total: 251

Dança

As estruturas formam a técnica da consciência corporal. Seu estudo e sua prática são à base de todas as modalidades de dança desenvolvendo leveza, postura, musicalidade, fortalecimento da musculatura, consciência corporal, criatividade, alongamento, coordenação, motricidade entre outros.

Vagas:

Rematrículas: 250

Novas vagas: 500

Total:750

Música

A música é uma expressão artística constituida na combinação de diversos sons e ritmos que se utiliza de instrumentos musicais seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada uma prática humana universal. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias.

Vagas:

Rematrículas: 117

Novas vagas: 56

Total: 173

Teatro

O Teatro é voltado ao exercício teórico e prático das dinâmicas e jogos teatrais pertinentes ao desenvolvimento criativo do interprete. Estimula a criatividade e a busca por novos aprimoramentos dentro das artes cênicas; desperta e estimula a criação individual e em grupo; auxilia na comunicação, na concentração e na autoconfiança; dissemina a ideia do coletivo e do processo colaborativo e de criação.

Vagas:

Rematrículas: 150

Novas vagas: 350

Total:500

Vagas Total

Rematrículas: 624

Novas Vagas: 1050

Projetos Conveniados: 300

Total Geral: 1974

Cursos por Núcleo

– Casa de Cultura Dinorath do Valle: dança, teatro, artes plásticas;

– Núcleo Musical Roberto Farath: artes plásticas, bateria, instrumentos de sopro, piano, teclado, teoria musical, viola caipira, violão, violino;

– Instituto As Valquírias: música (instrumentalização para banda);

– Núcleo Santa Cecília – Serviço Social Vitório Lucchesi: bateria,teclado, violão;

– OSC Paraíso – Projeto Mundo Novo Eldorado: teatro;

– OSC Paraíso – Projeto Mundo Novo Pinheirinho: teatro, violão.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS