Sebrae capacita empresários com metodologia da ONU

Empretec - Seminário capacita empresários com características comuns entre os principais empreendedores do mundo

O Sebrae traz para Rio Preto o seminário chamado de Empretec, que é uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de desenvolver a mudança de comportamento do empreendedor. Na década de 80, a ONU promoveu uma pesquisa a nível mundial liderada por um professor dos Estados Unidos, e ele identificou características comuns nos empreendedores de sucesso espalhados pelo mundo. Foi feito um mapeamento dessas características, a ONU transformou essa pesquisa em um seminário e, durante esse período, o participante tem a oportunidade de vivenciar – na prática – todo o desenvolvimento dessas características comportamentais. Os empresários de Rio Preto vão poder participar dessa capacitação.

O Empretec começa só no mês de dezembro, mas antes do empreendedor fazer parte desse processo, é preciso saber se ele está preparado para essas mudanças. O consultor do Sebrae Wagner Jacometi, afirma que amanhã será realizada uma palestra de apresentação, que tem o objetivo de já selecionar os 25 empreendedores que farão parte do seminário. A metodologia consiste em aplicação de jogos simulados, exercícios, atividades específicas, palestras, material didático e trabalhos dentro e fora de sala. Serão 60 horas de capacitação durante seis dias. “Aqui em Rio Preto o seminário vai acontecer nos dias 5 a 10 de dezembro. O empresário precisa se dedicar exclusivamente, durante esse período, para poder participar do seminário e tem algumas etapas que antecedem. É o que a gente chama de palestra de apresentação exatamente para o empresário poder conhecer toda essa metodologia e depois participa de uma entrevista para saber se ele está no momento adequado para participar do seminário.”

As dez características trabalhadas durante o seminário são: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. Em um momento considerado crítico para a economia brasileira, falar em mudanças parece não ser a hora certa. Mas é nesse ponto que muitos empresários se enganam. “É importantíssimo o empresário já entender sobre essas novas perspectivas econômicas e o Empretec vem de encontro a essa necessidade. Preparar o empresário, ter essa mudança de comportamento e a mudança de postura à frente das necessidades que os negócios atualmente exigem cada vez mais.”
São esperados 70 empresários.

Serviço

Palestra de apresentação Empretec
Data: 10 de novembro (quinta-feira)
Hora: 19h
Local: Sebrae-SP
Endereço: Rua Dr. Presciliano Pinto, 3184
Inscrições e informações: (17) 3214-6670

Fonte: Luna Kfouri – Redação jornal DHoje Interior 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS