SAÚDE VASCULAR – Cuidados com a saúde pós-quarentena

Nos últimos dias, houve um afrouxamento das medidas de restrição domiciliar e os segmentos comerciais estão pouco a pouco retomando suas atividades. Entretanto, a pandemia do novo Coronavírus ainda não acabou e os números ainda demonstram um ritmo acelerado de pessoas infectadas em todo o país.

As medidas de proteção individual devem continuar sendo respeitadas, em especial o uso de máscaras de proteção facial, a higienização constante das mãos, o cuidado com os pacientes pertencentes ao grupo de risco para o novo Coronavírus e o afastamento das aglomerações.

Dhoje Interior

Aproveitando a flexibilização temporária, é importante retomar os cuidados com a nossa saúde. Medicações de uso habitual devem ser reavaliadas, exames postergados devem ser realizados e atendimentos médicos cancelados devem ser reagendados.

Apesar de a preocupação em relação a Covid-19, os estabelecimentos de saúde estão preparados para paulatinamente receberem seus pacientes, oferecendo agendamento reduzido aos seus clientes, álcool gel para a limpeza das mãos e máscaras de proteção para evitar a disseminação de secreções nasais e orais.

O cuidado com a saúde pós-pandemia deve ser consciente e depende muito da relação entre o médico e o seu paciente. Não ignore sintomas importantes. Procure o atendimento, se necessário, e peça orientação sobre queixas que ocorreram no período do isolamento domiciliar.

Os pacientes do grupo de risco devem aos poucos retomar o acompanhamento médico pelo maior número de problemas de saúde que apresentam. Evite a automedicação. A melhor proteção contra a Covid-19 ainda é o bom funcionamento do nosso sistema imunológico e o acompanhamento médico frequente.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel – Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).