SAÚDE VASCULAR – Como cuidar da saúde em época da quarentena

Enfrentamos um período muito delicado da saúde pública mundial com a pandemia do Coronavírus. O momento exige conscientização e respeito às recomendações do Ministério da Saúde.

Todos sabemos que a transmissão do Coronavírus ocorre pelo contato com secreções provenientes de tosse, espirro e escarros. Por isso, o uso de máscaras de proteção, a higienização constante das mãos e a cobertura do nariz e da boca ao tossir e ao espirrar são medidas obrigatórias.

Dhoje Interior

Além disso, o contato com objetos contaminados (celulares, teclados de computador, livros e maçanetas) representa outra forma de contaminação e perpetuação do ciclo de transmissão viral.

Não é o momento de beijar, abraçar e apertar a mão dos nossos avós, que constituem o grupo de risco para complicações associadas ao Coronavírus. Devemos evitar o contato físico, manter distância das pessoas potencialmente infectadas e higienizar a todo momento nossas mãos.

Não podemos esquecer que, até o momento, nosso sistema imunológico representa o melhor tratamento para o Coronavírus. Mesmo neste período de isolamento social e restrição domiciliar, é fundamental manter bons hábitos alimentares, praticar atividades físicas e estar sempre hidratado. Os idosos não devem restringir o consumo de proteínas, carboidratos e vitaminas, fato que pode comprometer o sistema de defesa do seu organismo.

Se algum familiar apresentar febre alta por período prolongado, falta de ar, prostração e dor de cabeça forte e contínua, devemos procurar atendimento médico, particularmente no casos de pessoas idosas, crianças, diabéticos e pessoas imunodeprimidas.

As doenças que acometem o sistema circulatório também podem ocorrer neste período da quarentena. Infarto, derrame, má circulação, dores nas pernas, inchaço e trombose constituem doenças que acometem nossa população, mesmo neste momento em que todos os olhares estão concentrados nos sintomas respiratórios. Na presença de sintomas ou se houver necessidade de esclarecimentos, procure seu médico. A saúde do sistema circulatório, em especial das artérias e veias do nosso corpo, deve ser valorizada sempre.

Prof. Dr. Sthefano Atique Gabriel – Doutor em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, especialista nas áreas de Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e coordenador do curso de Medicina da União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago).