SAÚDE FISIO – Estética e Nutrição: Qual a importância da nutrição na estética?

Uma desordem estética está com certeza ligada ao funcionamento de todo o organismo. Por isso, o importante é sempre melhorar o funcionamento do organismo com uma alimentação adequada e focar a principal causa do problema estético.

A nutrição estética é um campo relativamente novo. A implementação do cuidado nutricional,  com auxílio da dietética e da dietoterapia – associado à prevenção de doenças crônicas, também abrange resultados estéticos requisitados pelos pacientes.

Dhoje Interior

Nesse processo, o profissional nutricionista visa a dietoterapia na adequação do peso e nos diversos agravos estéticos, como acne, celulite, envelhecimento, flacidez entre outros. Utiliza a nutrição em conjunto com a ação dos cosméticos, ajudando a obter o melhor resultado com o uso desses produtos.

Uma boa alimentação é com certeza benéfica e fundamental para a saúde do corpo todo, mas levando-se em consideração que a busca pela beleza, peso ideal e juventude é cada vez mais constante entre mulheres e homens nos dias de hoje e sabendo que os nutrientes adequados tem extrema importância nesse processo, a nutrição estética nada mais é do que uma maneira de nutrir o corpo de maneira adequada para poder proporcionar além de saúde, uma melhora de diversos problemas dentro da área estética.

Por exemplo: sabe-se hoje, que por meio de uma alimentação adequada e rica em antioxidantes e uma ingestão adequada de água e minerais, é possível adiar o envelhecimento da pele.

Convidamos a nutricionista Dra. Roberta Ortiz para esclarecer a nossa coluna sobre estética e nutrição:

A busca por um padrão de beleza cresce a cada dia no Brasil, a cada minuto e lançada uma dieta, um produto, tratamento estético, moda, estilo e nova tendência. Tudo para confundir e aguçar ainda mais o povo brasileiro e motivar a autoestima. Tal busca está levando a motivação de um tratamento mais profundo, o qual para ter êxito estético, o organismo tem que estar imunizado e nutrido para potencializar os tratamentos estéticos a beleza deve ser de dentro para fora, isto é corrigir as imperfeições estéticas por meio de reeducação alimentar, através de planos alimentares, fitoterápicas e nutricosméticos no controle e suplementação das desordens estéticas.

A Nutrição Estética  aborda vários tipos de tratamentos :

  • Alopécia, queda capilar e unhas frágeis;
  • Fotoproteção oral e Manchas na pele;
  • Celulite, Flacidez e Estrias;
  • Acne e Inflamação Cutânea;
  • Pós- Cirurgia Plástica;
  • Antiaging.

A alimentação abrange e envolve várias áreas humanas como aspectos psicológicos, fisiológicos e socioculturais, na qual a uma mudança de conduta e de comportamento no ato de comer.

O que ocorre hoje e uma influência digital e global, como propagandas e influenciadores. Como o povo é imediatista, querendo resultados estéticos para ontem, se submetem a situações que podem ser fatais.

Não se pode padronizar dieta e nem tratamento. Para cada paciente deve se desenvolver um trabalho personalizado e único, respeitando o seu sistema metabólico e emocional, equilibrando com uma dieta quantitativa e qualitativa, para poder conquistar uma harmonia visual e psicológica.

Todo procedimento cirúrgico, quer seja ele estético ou não, necessita de cuidados no pré e no pós-operatório. Para que se obtenha resultados satisfatórios em procedimentos estéticos, será necessária uma dieta nutricional adequada.

O profissional nutricionista poderá otimizar os resultados estéticos, priorizando a saúde como um todo e a alteração de hábitos alimentares que eternizam-se ao longo da vida, para que não seja apenas momentânea.

Uma boa alimentação com um planejamento individualizado e rico em alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes irá contribuir com um resultado eficiente e satisfatório. Essa aliança entre o mundo da estética e da nutrição é promissor e eficaz.

Roberta Nogales Ortiz
Nutricionista
CRN: 60108
@nutri.roberta_ortiz
@low_carboficiall

Por Dra. Sílvia Batista – educadora , fisioterapeuta , especialista de coluna vertebral e gestora do projeto Low carb nutrição inteligente e evolução pessoa , criadora do método 3D de massagem Brasil / Paris .
@silviabatistafisiodancer
@low_carboficiall
@espacoanaJoaosaude