SAÚDE FISIO – Dor no joelho, identifique a sua causa

O joelho é a maior articulação do corpo humano, sendo frequentemente submetido a grandes esforços. O resultado? Dores e lesões podem surgir com mais frequência nessa área.

Ele é constituído por cartilagem, ligamentos, fêmur, tíbia e patela, responsáveis por um joelho saudável e estável. Quando há algo de errado com qualquer uma dessas partes, podem surgir queixas de dor no joelho. De modo geral, essas dores podem ser segmentadas em: agudas ou crônicas.

Dhoje Interior

A dor no joelho pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são atividades físicas intensas, falta de uso, lesões como entorses e distensões, sentar-se em uma área limitada, ficar de joelhos por longos períodos ,pela pisada incorreta , sentar com joelho a 90 graus quando existe tendência a condromalacia patelar .

O quanto a biomecânica influência diretamente na marcha . Se andar com pé fora de alinhamento por alguma razão , vai refletir no tornozelo , joelho , quadril , lombar e acreditem até cervical .

As localizações das dores indicam o problema :

1. Dor na lateral do joelho, ao correr ou após corrida: normalmente é a síndrome da banda iliotibial que deve ser tratada com anti-inflamatórios, alongamentos e liberação miofascial, também pode indicar lesão no menisco lateral ou lesão no ligamento colateral lateral.

2. Dor no joelho no parte interna: pode surgir devido a uma entorse do joelho, provocada por pancadas na lateral do joelho, causando inchaço no lado oposto ao do trauma, tendinite da pata de ganso, lesão no ligamento colateral medial ou até mesmo uma ruptura do menisco medial.

3. Dor na parte de trás do joelho: pode ser suspeita de cisto de Baker, um pequeno inchaço que surge atrás do joelho e que provoca aumento da dor quando o paciente faz agachamento ou quando dobra o joelho.

4. Dor na frente do joelho: pode ser uma condromalacia patelar.

5. Dor no joelho ao acordar: é mais comum após os 40 anos e, geralmente, está relacionado com a existência de artrite reumatoide na articulação, sendo que a dor é mais frequente durante os primeiros minutos da manhã, e melhora com movimento.

6. Dor no joelho ao agachar: uma das causas comuns é a condropatia patelar, que é o desgaste da articulação em volta da patela, ou lesão no menisco.

7. Dor no joelho ao caminhar, ao final do dia ou ficar muito tempo de pé: pode ser artrose, que causa desgaste do joelho, e a medida que a doença se agrava, há rigidez do joelho ao levantar de manhã e melhora com repouso.

8. Dor no joelho ao dobrar a perna: pode indicar lesão no menisco.

9. Dor no joelho ao esticar a perna: pode indicar lesão no tendão ou rompimento do ligamento patelar.

10. Dor em todo joelho: Se houve algum trauma direto como cair de joelhos no chão, o que pode indicar contusão, torção no joelho, ruptura parcial de um músculo ou ligamento.

11. Dor no joelho e estalido ao movimentar o joelho lateralmente: pode indicar lesão nos ligamentos cruzado anterior, posterior, ligamento coronário, ruptura do menisco ou fratura osteocondral.

12. Dor no joelho ao subir escada: pode ser artrose, lesão no menisco ou lesão osteocondral, por exemplo.

13. Dor no joelho ao descer escada: pode indicar lesão na patela.

14. Dor no joelho e inchaço sem trauma: pode indicar hemofilia, artrite reumatoide, infecção ou gota.

15. Dor profunda, bem no meio do joelho: Pode ser ruptura dos ligamentos cruzado anterior ou posterior.

10 dicas para evitar lesões no joelho

1. Sempre se aqueça antes de se exercitar e refresque-se após as atividades;

2. Alongue o quadríceps e tendões das pernas;

3. Substitua os calçados com frequência. Peça boas sugestões em relação a calçados adequados à forma e à mecânica do seu pé;

4. Fortaleça os músculos que estão próximos ao joelho;

5. Evite exercícios de alto impacto;

6. Proteja os joelhos durante os exercícios físicos.

7. Faça uma avaliação postural com um fisioterapeuta para analisar a biomecânica da marcha

8. Evite andar longas distâncias com o mesmo tênis todos os dias , alterne o tênis e quando sentir dor troque o calçado

9. Sapatos com muito tempo de uso “vicia” na pisada errada e piora a dor no joelho .

10. Esteja certo que está pisando em um triângulo da força centrada no meio do pé .

Dra. Sílvia Batista – educadora , fisioterapeuta , especialista de coluna vertebral e gestora do projeto Low carb nutrição inteligente e evolução pessoa , criadora do método 3D de massagem Brasil / Paris.
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