SAÚDE FISIO: Dor cervical, saiba mais sobre ela!

Quando você percebe, ficar sentado dói. Curvar-se dói. Virar a cabeça dói. Às vezes, você nem consegue ficar confortável o suficiente para dormir à noite.
Sente que não consegue relaxar em nenhuma posição.
Quando o seu pescoço está com um incômodo, o problema geralmente é a tensão nos músculos que circundam as vértebras que podem acometer por uma tensão do dia a dia ou até por uma hérnia de disco ou listese vertebral e nos casos mais graves envolver a ATM.
O estresse é a maior causa dessa rigidez muscular. Os trabalhos têm prazos de entrega, trabalho além do horário, postura errada nas cadeiras por horas seguidas, tomar muito café para atravessar a noite trabalhando, e-mails e não lidos, carregar grandes cargas nos ombros isso tudo vai levando a um estresse que ao longo do tempo se torna irreversível os problemas causados.
E isso não é apenas emocionalmente esgotante. Aquela rigidez no seu pescoço depois de um longo dia. Aquela tensão incômoda em seus ombros e na parte superior das costas. Mesmo se você estiver gerenciando o seu estresse, o seu corpo está sentindo.
E o pior, a dor é quase impossível de se livrar por conta própria – não importa o quanto você esfregue, role, massageie ou pressione os pontos doloridos.
O estresse e a ansiedade têm uma maneira de fazer os seus músculos ficarem tensos, mesmo quando você não está pensando sobre isso. Por isso é importante a fisioterapia direcionada e manobras que usem técnicas de tração, liberação miofascial e reposicionamento osteo-muscular. O mais completo exercícios é o RPG souchard, pois mudará padrões através da consciência corporal e do trabalho em cadeias musculares!
O RPG usa o peso do seu próprio corpo e a força das mãos do terapeuta como tiras de resistência para criar ‘tração cervical’ através da respiração ‘paradoxal’ é possível encontrar o eixo correto – um alongamento gradual do pescoço – para relaxar esses músculos e tratar de forma completa aliviando as dores.

Quais vícios de posturas podem causar dor no pescoço e ombro?

Dhoje Interior

Seja em casa ou no trabalho, sempre adquirimos hábitos posturais que não são saudáveis e que prejudicam o nosso corpo. O mais comum é quando passamos horas na frente do computador ou estudando, sem movimentar a cabeça.
Essas atitudes e a má posição da coluna podem causar dor, especialmente na nuca e agravar os sintomas com o passar do tempo.
Por isso, ao sentar tente ficar com as costas eretas, mantendo a tela do seu computador ao nível dos olhos, sem a necessidade de abaixar a cabeça.

Exercícios práticos para
o dia a dia

Relaxamento

Rode a cabeça para o lado direito e em seguida incline levemente a cabeça para frente. Com a mão direita, faça uma leve pressão para alongar os músculos que ficam à esquerda do pescoço. Pode-se fazer esse alongamento de três a quatro vezes por dia, com três séries de 30 segundos de cada lado.

Compressa de água morna

Aumentar a circulação sanguínea ajuda a relaxar os músculos e alivia a tensão nos ombros e no pescoço. Esse processo aumenta o volume de oxigênio e favorece o transporte dos nutrientes por meio do sangue.
Molhe uma toalha com água quente, coloque-a em um saco plástico e aplique no local por cerca de 20 minutos (verifique a temperatura antes para não correr o risco de se queimar).
Para ajudar a relaxar ainda mais, acrescente umas gotas de óleos analgésicos na água. Aromas como os de hortelã-pimenta, cravo-da-índia e alfazema são excelentes para isso.

Travesseiro

Para acelerar o processo e manter a tensão no pescoço bem longe, observe o modelo de travesseiro que você tem usado. Procure usar um mais firme e na medida do ombro até a cabeça.
Na hora de dormir evite ficar de bruços: até um cochilo de barriga para baixo aumenta a pressão no pescoço e, por consequência, as dores.
Jamais fique muito tempo na mesma posição. Quem trabalha muito tempo sentado deve ter cuidado com a postura, levantando-se de vez em quando e esticando o corpo como estivesse se espreguiçando.

Alongamentos

Alongamentos que envolvem o pescoço relaxam os músculos e reduzem a dor e a tensão. Por consequência, é possível aliviar as dores de cabeça e o desconforto que atinge a coluna e os ombros.
Incline o pescoço de lado como se fosse apoiá-lo no lado esquerdo. Mantenha a posição por 1 minuto, relaxe e faça o mesmo para o lado direito. Depois, respire fundo e tombe a cabeça para trás. Fique assim por 1 minuto.

Adequação postural

Enrole uma toalha de banho pequena e coloque em uma estrutura dura, chão, colchão ortopédico e apoie a cervical. Todos os dias por 15 minutos. Esse relaxamento em cima da estrutura redonda da toalha fará com que a cervical mantenha-se na sua posição anatômica de repouso, relaxando os músculos e aliviando a tensão.
Dra Silvia Batista
Fisioterapeuta e educadora física
@silviabatistafisiodancer
Email: [email protected]