Saúde faz mutirão de Papanicolau no Postão

O Departamento de Saúde de Mirassol realiza neste sábado, dia 26, um mutirão de exames ginecológicos de papanicolau e de encaminhamentos de exames de mamografia. A ação será realizada no Centro de Saúde (Postão), das 8h às 16h. É preciso fazer o agendamento prévio nas UBSs do município.

Para agendar é necessário levar cópia do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de endereço.

O mutirão faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Para garantir um resultado correto do papanicolau, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.

Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Os exames de mamografia serão solicitados para as mulheres que entram nos critérios do Ministério da Saúde, ou seja, aquelas que têm acima de 50 anos e não possuem casos na família e mulheres que tiveram casos na família a partir dos 40 anos.

É importante ressaltar que o exame preventivo do câncer do colo do útero é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença.

E que todas as mulheres, independentemente da idade, façam o autoexame nos seios, e caso percebam alguma alteração procurem atendimento médico.

Segundo especialistas, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Da REDAÇÃO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS