Saúde edita normas emergenciais de atendimento aos rio-pretenses

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto divulgou quatro novas normas técnicas direcionadas ao atendimento geral da população na rede municipal de saúde e orienta que as empresas participantes da saúde também tomem a mesma atitude.

As normas feitas seguem diretrizes do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19).

Dhoje Interior

Os pacientes com atendimento nos serviços de saúde municipal: UBS, UPAs e Centros Especializados devem realizar a consulta individual, com exceção quando o atendimento for de criança e idosos (sem situação de urgência ou emergência) que poderão ter um acompanhante.

Estão expressamente suspensas as consultas de oftalmologia, otorrinolaringologia e geriatria até segundo determinação, os profissionais da rede que atuam nestas especialidades serão relocados para outros serviços com maior prioridade.

A secretaria definiu 10 locais espalhadores por todas as regiões de Rio Preto para atender somente os casos de síndrome gripais, os usuários devem somente se dirigir a eles que são:
As UNIDADES BASICAS DE REFERÊNCIA PARA SÍNDROME GRIPAL são:
1. Centro de Saúde Escola Estoril;
2. UBS Central;
3. UBSF Vetorazzo;
4. UBSF São Deocleciano;
5. UBSF Lealdade Amizade;
6. UBSF Engenheiro Schmitt;
7. UBSF Anchieta;
8. UBSF Solo Sagrado;
9. UBSF Santo Antônio;
10. Academia da Saúde (ao lado da UBSF Vila Toninho)

A orientação é que a população só procure as UPAs ou outros atendimento de emergência caso a síndrome gripal esteja causando desconforto respiratório.

Em sua última nota técnica a secretaria alertou para a importância dos idosos e pessoas de outros grupos vulnerais tomarem a vacina contra a influenza que será dada a partir da próxima terça-feira (24).

Para evitar aglomeração nas Unidades de Saúde, a vacina será dada em escolas municipais e equipamentos públicos localizados próximos as Unidades de Saúde.

Durante a coletiva concedida na sexta-feira (20) foi dito que os postos de vacinação serão instalados nas quadras das escolas por ser um local arejado e em alguns casos a vacina poderá ser feito por meio de drive thru – onde o paciente será vacinado dentro do carro para evitar o contato com outras pessoas. As chamadas vacinas de calendário (rotina) também serão dadas nestes novos postos de atendimento, a partir da próxima terça (24).

Sérgio SAMPAIO