SAÚDE E SEXUALIDADE – CURIOSIDADES SOBRE CLITÓRIS

O clitóris é o órgão feminino voltado ao prazer e se localiza em volta da Vulva. O triste é que durante a história, o clitóris sempre foi desvalorizado. Porque, infelizmente, existiu e ainda existe! todo um tabu quando se trata de orgasmo feminino que ainda e proibido se falar o estimular as mulheres ,claro que o órgão exclusivamente feito para servir a esse maravilhoso propósito iria sofrer e ser pouco explorado .

No passado, inclusive, médicos e psicólogos chegaram até mesmo a chamar ele de inútil ou inexistente, pode parecer brincadeira, mas mesmo dissecando mulheres, eles até duvidavam da existência do clitóris…

Dhoje Interior

Ele é tão esquecido que, muitas vezes, quando se fala do corpo humano na escola, o clitóris sequer aparece, como muitos vídeos educativos já provaram.

Embora ainda seja alvo de mistério e desconhecimento, a real “engrenagem” do clitóris foi desvendada pela urologista australiana Helen O’Connell, da Universidade de Melbourne, em Sydney, há vinte anos. Decepcionada com o fato de que os principais livros de referência sobre anatomia traziam menções bem superficiais sobre o clitóris, ela decidiu estudar o assunto por conta própria e descobriu que o órgão tem mais nervos e vasos sanguíneos do que se supunha, além de partes não visíveis.

Publicada em julho de 1998 no “The Journal of Urology”, a pesquisa de Helen O’Connell, portanto, é reveladora e muito útil. Em seus estudos, a médica contou com a colaboração de John Hutson, especialista em cirurgia de reconstituição genital, e analisou, por meio de autópsias, a estrutura do clitóris via microdissecção, que permite a identificação e separação de nervos e de pequenos vasos. Entre as principais descobertas destaca-se o fato de que a maior parte do clitóris se encontra no interior do corpo, algo que até mesmo a anatomia mais recente havia desprezado até então.

Mas, para que isso mude e você saiba mais desse órgão, é preciso falar dele, não é mesmo?! Abaixo, ei  separei  algumas curiosidades sobre essa parte do corpo feminino tão importante!

  1. Para começar o Clitóris e assim!

Mas as pessoas conhecem ele apenas pela pontinha chamada de “glande do clitóris”

2. O clitóris foi mapeado apenas em 2009

Parece mentira, mas a verdade é que apenas em 2008 para 2009, Odile Buisson e Pierre Foldès fizeram o primeiro modelo 3D e ultrassom do clitóris! Até então, não sabiam direito seu tamanho e formato. (Agora nas escolas francesas tem até um modelo 3D para os alunos verem).

  1. A maior parte do clitóris está escondida

Sim, o clitóris na verdade tem em média 10 centímetros, mas a maioria dele é interna, por isso achavam que ele não era lá grande coisa.

  1. Ele cresce

O clitóris pode se desenvolver durante a vida da mulher, principalmente durante a menopausa.

  1. Ele existe apenas para seu prazer

Esse órgão inteiro é voltado apenas para o orgasmo feminino, nada mais e nada menos.

6. Ele tem oito mil terminações nervosas

E ligação com mais 15 mil – bem mais que o pênis.

  1. O clitóris não envelhece

Daqui 50 anos, o prazer será o mesmo de agora, este órgão continua intacto.

  1. A maioria das mulheres precisam da estimulação clitoriana

De 50 a 75% das mulheres precisam estimular a região para chegarem ao orgasmo.

  1. O ponto G está ligado ao clitóris

O famoso e perseguido – pelo menos por alguns – ponto G não passa do clitóris, pois a parte interna dele está diretamente conectada as paredes da vulva. E mais, há estudos apontando que o órgão seria o responsável por todos os orgasmos.

  1. Ele fica ereto

Claro que não como o pênis, mas o raciocínio é o mesmo, ele aumenta de tamanho quando a mulher está excitada.

  1. Clitóris varia de uma mulher para a outra

Nem todos tem o mesmo tamanho, muito menos são mais para fora ou para dentro, por isso há mulheres que preferem que não toquem diretamente no clitóris, e sim ao redor.

O conhecimento é a única forma de quebrar os preconceitos que adoecem a sociedade.

Beijos até a próxima!

Por Mirna Zelioli – Formada em pedagogia e sexóloga em formação e palestrante em vendas. Gestora comercial, sensual coach, empresária do mercado erótico, criadora do projeto SAT (Sexualidade Amor pra Todos), Projeto de Inclusão, projeto CEL (Coragem e Empoderamento e Libertação).