Sarau Pretas PalaBRas abre programação on-line da Cia. Cênica

A Cia. Cênica de Rio Preto abre nesta quinta-feira (16) a programação do projeto Território Cênico com o sarau “Pretas PalaBRas”, formado por Anna Claudia Magalhães, Mayara Ísis, Silane Santana e Yanelys Abreu. O sarau acontece em uma live às 20h, no canal da Cia. Cênica no YouTube.

No sarau, além de recitados poemas autorais das integrantes do grupo, serão apresentados poemas de diversas autoras negras. Alguns convidados também farão parte da apresentação. O coletivo poético Pretas PalaBRas realiza saraus como forma de encontro e reencontro com a cultura e a ancestralidade de mulheres negras latino-americanas e caribenhas. O coletivo entende essas etnicidades e sabedorias como ferramentas de resistência e transformação da sociedade.

Dhoje Interior

Por conta do distanciamento social em razão do coronavírus, neste ano, a programação do Território é 100% on-line. Até 24 de setembro, o público poderá conferir 40 atividades virtuais gratuitas, como oficinas, bate-papos, pesquisas envolvendo as artes cênicas e a cultura popular, shows musicais, contações de história, leituras dramáticas, entre outras. Além das lives no YouTube, com retransmissão no Facebook, haverá publicações de vídeos e fotos no Facebook e Instagram e até comunicação por plataformas de videoconferência e aplicativos de conversa como Whatsapp.

Em julho, acontecem mais seis atividades dentro do Território. Nesta sexta-feira (17), tem início nos stories do Facebook e Instagram da Cia. Cênica a Feira Virtual de Economia Criativa, com empreendedores de Rio Preto mostrando seus negócios, que está com inscrições abertas até 14 de setembro.

No sábado (18), o ator Roberto Brito abre a série de vídeos Cápsulas Poéticas, no Facebook e Instagram, que traz artistas convidados em apresentações de diversas linguagens. A pesquisa “Corpo em Crise – Uma Relação entre a Dança e o Tempo”, conduzida por Andrea Capelli e Cásia Heleno, dá início aos trabalhos dia 20. Para essa atividade, as inscrições se encerram nesta sexta, 17.

No dia 23 de julho, acontece a abertura da série Encontros Possíveis, ao vivo no YouTube, com o bate-papo “Produção Teatral no Interior”, com integrantes da Cia. Talagadá, de Itapira (SP), e da Cia. Cênica. Dia 27, no Facebook e Instagram, começa a Mostra Caleidoscópio de Fotografia, cujas inscrições vão até este domingo, 19. Em 30 de julho, a programação conta ainda com a oficina Batuque na Cozinha, com Jaqueline Cardoso cantando e contando causos enquanto prepara moqueca de peixe, ao vivo no YouTube.

Inscrições

Ao todo, quatro atividades do Território precisam de inscrição. A outra atividade com inscrições abertas é a Pesquisa “Medicina de Quintal”, com a produtora agroecológica Mariana Gagliardi, formada em engenharia agrônoma. O prazo vai até 31 de julho.

Os links para as inscrições estão disponibilizados no site da Cia. Cênica (http://ciacenica.com.br/sit/territorio-cenico/), onde é possível acessar todas as informações sobre o projeto.

Para participar das demais atividades do Território Cênico, basta ter acesso a um dispositivo conectado à internet e seguir a Cia. Cênica em seus canais virtuais.

Da REDAÇÃO