Santa Casa promove dia de mobilização contra o câncer de mama

Foto Divulgação

A Santa Casa Rio Preto promoveu, nesta sexta-feira (19), um dia de mobilização para a luta contra o câncer de mama. Durante a ação, foram realizadas diversas atividades como palestras, dinâmicas, bate-papos e cortes de cabelos para a produção de perucas. Também foram entregues perucas prontas para pacientes em tratamento.

O oncologista clínico e pesquisador de oncologia no Centro Integrado de Pesquisa Gustavo Girotto realizou um bate papo com funcionários do hospital e pacientes. O médico reforçou algumas informações importantes na prevenção da doença. “É importante que mulheres acima de 40 anos façam regularmente a mamografia, além de ter a consciência de que o autoexame não serve para a prevenção da doença. Mulheres que tiveram histórico de câncer na família devem começar os exames mais cedo, por volta de 25 anos”, conta. O oncologista completa “Estamos esperando a incorporação de uma nova droga chamada Pertuzumabe, que combinado a outros medicamentos podem diminuir a possibilidade do câncer metastático progredir”, contou Girotto.

Na sexta-feira (19), foi realizado o encerramento da campanha 2018.Com palestras, sorteios e um dia de beleza para as pacientes da oncologia. Um dia de beleza com direito a maquiagem, corte de cabelo e distribuição de perucas. Nirce Antônia Pereira de 46 anos está em tratamento contra o câncer de mama há um ano, a técnica de enfermagem conta que gosta de participar das atividades, pois distrai e revigora as forças de quem está nesse tratamento. “Hoje eu só tenho que agradecer a todos que estão realizando esse dia, está sendo muito especial sabe, todos estão de parabéns”, contou Pereira.

O evento a foi realizado em parceria com a ONG Fios de Esperança, que atualmente conta com 60 voluntários de várias cidades da região de Rio Preto. Ayda Modesto uma das idealizadoras da ONG, conta a satisfação de poder participar pelo terceiro ano do evento. A Pastora conta que participar de ações como essa é um verdadeiro aprendizado para todos que participam. “Nossa intenção é trazer força para as mulheres mostrando o quanto elas são lindas, maquiagem e a própria peruca são só um adereços. Além de tudo queremos trazer uma paz interior, mostrar que para tudo tem uma solução e que o momento ruim vai passar”, completa Modesto.

O evento também contou com um espaço especial, onde os funcionários e a população podiam cortar o cabelo com o profissional Rony Matos e doar os fios cortados para a produção de novas perucas. Colaborou: Thais Lobato

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS