Sanessol inicia construção de mais uma ETE

foto Ricardo Boni

A Sanessol, concessionária responsável pelo saneamento básico de Mirassol, está construindo a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, ETE Fartura, que colocará o município no topo do ranking do saneamento. A construção do ETE Fartura vai garantir que os serviços de água e esgoto na cidade sejam universalizados definitivamente.

A ETE está sendo instalada próxima ao córrego Fartura em uma área de 15 mil metros quadrados com investimento de 11 milhões de reais para a implantação do sistema. Atualmente, a Sanessol promove o tratamento de 80% do esgoto do município.
De acordo com o diretor da Sanessol, Eduardo Caldeira, há dez anos o esgoto de Mirassol não era tratado. Atualmente, 80% já passa pelo processo de tratamento.

“Quando assumimos os serviços de saneamento básico na cidade, não existia tratamento de esgoto, hoje já atingimos 80% as obras ETEs Piedade e Fundão. Com a ETE Fartura, alcançaremos os 100%”, disse Eduardo.

De acordo com a gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, o esgoto tratado pela ETE voltará para a natureza completamente limpo. “A expectativa é atingir uma eficiência de tratamento de 97% a 99% do esgoto. A tecnologia empregada na ETE é uma junção do sistema biológico e filtração de membranas e desidratação de lodo. A estação está sendo construída com os equipamentos mais modernos que existem ”, explicou.

O diretor da de operação da Iguá Saneamentos, Perícles Weber, explica que poucos municípios do País conseguem tratar todo o esgoto da cidade.

“Mirassol vai entrar em um ranking de municípios restrito no Brasil, que consegue a universalização do saneamento. O que representa menos poluição ambiental, redução de doenças de veiculação hídricas”, disse. (Conteúdo especial: Thais COVRE)

 

Da REPORTAGEM

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS