Sanessol inaugura ETE e Mirassol vai ter 100% de esgoto tratado

“Esse passo coloca a cidade em um novo patamar de investimento no saneamento básico”, disse o prefeito André Vieira (Foto: Ygor Andrade)

A Sanessol inaugurou na manhã desta quinta-feira (4) a Estação de Tratamento de Esgoto Fartura (ETE), localizada na Estrada Municipal Quarenta. O evento contou com as presenças do prefeito André Vieira (PTB), do vice-prefeito Tiago Rodrigues (PSD), vereadores e funcionários da empresa.

O diretor de negócios da Sanessol, Antônio Hércules Neto, enfatizou a importância da inauguração deste complexo que agora pode oferecer à cidade 100% de coleta e tratamento de esgoto.

“É um marco para a história da cidade de Mirassol. Com essa inauguração estamos atingindo os 100% de coleta e tratamento do esgoto, universalizando todo o sistema e entregando maior qualidade para o cidadão”, comentou.

Ainda de acordo com Hércules, os cidadãos estão recebendo 100% de água tratada, potável e de qualidade. “São 12 mil pessoas beneficiadas com esse novo complexo, R$ 12 milhões em investimentos em tecnologia de ponta que permite que a água seja tratada e devolvida ao rio com uma qualidade impressionante”, ressaltou o diretor.

Na quinta-feira, a Sanessol iniciou os testes e agora aguarda o licenciamento ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). “Nosso compromisso agora é de melhoria no sistema e, principalmente, a redução de perdas e combate às fraudes que ainda existem”, disse Hércules.

No mesmo tom de comemoração, o prefeito André Vieira disse que a cidade comemora mais esta conquista. “É com muito orgulho que nós prestigiamos esse acontecimento histórico para Mirassol. Esse passo coloca a cidade em um novo patamar de investimento no saneamento básico e com isso melhoria do nosso sistema de Saúde pública”, destacou.

O chefe do Executivo mirassolense ainda fez questão de ressaltar “o novo ciclo que se inicia na cidade e na Saúde pública”.

“Vamos dar sequência às cobranças que sempre fizemos, mas precisamos também realizar um trabalho de conscientização do cidadão. Se as pessoas não souberem o que precisa ser feito, a engrenagem não funciona. Com isso, nossa intenção é diminuir ainda mais o número de vezes que as pessoas adoecem por questões de saneamento”, ponderou Vieira.

INVESTIMENTOS

Estudos foram levados em consideração para a elaboração do projeto e construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto de Mirassol. Segundo a assessoria, o local foi construído em 331 dias.

“São três elevatórias de esgoto, 2,2 quilômetros de emissário, 10 bairros atendidos, cerca de 12 mil pessoas beneficiadas, 130 mil litros de esgoto tratados por hora, com eficiência de 97% a 99%, além de seis mil metros cúbicos de terra que foram retirados para a construção da lagoa, o equivalente a três piscinas olímpicas”, destacou a assessoria.

A Sanessol assumiu os serviços de abastecimento de água e esgoto de Mirassol em 2008 e tem contrato válido até 2038, atendendo cerca de 58 mil pessoas. A empresa faz parte da Iguá Saneamento, empresa que atende cinco Estados brasileiros (Alagoas, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e São Paulo), beneficiando 6,6 milhões de pessoas.

Por Ygor Andrade

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS