Sala Sesc de Cinema traz obra indicada a Oscar de melhor filme estrangeiro e produções premiadas

A Sala Sesc de Cinema traz em fevereiro quatro filmes de diferentes países e contextos sociais, entre os quais, o longa “Uma Mulher Fantástica”, do diretor Sebastián Lelio, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

 A obra é protagonizada pela atriz transexual chilena Daniela Vega e ganhou o Urso de Prata de melhor roteiro no Festival de Berlim 2017. O filme conta a história da personagem Marina, que assim como Daniela é mulher trans. Ela trabalha como garçonete e sonha em ser cantora.

 A primeira exibição da Sala Sesc, nesta quinta, dia 1º, às 20h, é a produção “Assim Que Abro Meus Olhos”, ambientado no ano de 2010, na Tunísia, primeiro longa da diretora Leyla Bouzio. Em meio à Primavera Árabe, enquanto o regime de Ben Ali cai, Farah, uma garota de 18 anos, se junta a uma banda de rock politizada e descobre o álcool, o amor e os protestos, sem suspeitar do perigo de um regime político que a observa e se infiltra na sua privacidade. 

 Premiado com o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim em 2015, o filme polonês “Body”, também dirigido por uma mulher, Malgorzata Szumowska, será exibido no dia 8. Na Polônia dos dias de hoje, um perito criminal, sua filha anoréxica e a terapeuta da garota, que acredita poder se comunicar com pessoas mortas, têm suas histórias entrelaçadas. Nessa trajetória, defrontam-se três abordagens radicalmente diferentes sobre o corpo e a alma.

 O longa “Uma Mulher Fantástica” será exibido no dia 15. Na obra, Marina passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Para concretizar seu sonho, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. Após a inesperada morte de Orlando, seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada.

 Fechando a programação da Sala Sesc de Cinema em fevereiro, dia 22, às 20h, o Sesc traz a aclamada produção francesa “120 Batimentos Cardíacos”, do diretor Robin Campillo, ganhadora do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2017. O longa se passa no início dos anos 1990, e mostra a luta do grupo ativista francês “Act Up”, que intensifica seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan logo fica impressionado com a dedicação de Sean, apesar de seu estado de saúde delicado.

 As exibições são gratuitas e acontecem na Sala de Uso Múltiplo. A retirada dos ingressos deve ser feita com uma hora de antecedência.

 

Confira a programação completa:

SALA SESC DE CINEMA

Exibições de filmes de diferentes países e contextos sociais, com o objetivo de aproximar o público de produções alternativas.

 

EXIBIÇÃO

ASSIM QUE ABRO MEUS OLHOS

Direção: Leyla Bouzio. Tunísia/França/Bélgica: 2015, 102 min.

Túnis, verão de 2010, em meio à Primavera Árabe. Enquanto o regime de Ben Ali cai, Farah, de 18 anos, se junta a uma banda de rock politizada e descobre o álcool, o amor e os protestos, sem suspeitar do perigo de um regime político que a observa e se infiltra na sua privacidade. Retire seu ingresso a partir das 19h.

Dia 1, quinta, 20h.

Uso Múltiplo. 30 vagas. Grátis.

 Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=sjsRqOKyOvc

 

BODY

Direção: Malgorzata Szumowska.

Polônia: 2015, 90 min.

Na Polônia dos dias de hoje, um perito criminal, sua filha anoréxica e a terapeuta da garota, que acredita poder se comunicar com pessoas mortas, têm suas histórias entrelaçadas. Nessa trajetória, defrontam-se três abordagens radicalmente diferentes sobre o corpo e a alma. Filme vencedor do Urso de Prata de Melhor Direção no Festival de Berlim. Retire seu ingresso a partir das 19h.

Dia 8, quinta, 20h.

Uso Múltiplo. 30 vagas. Grátis.

 Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xBmEC7kCFvM

 

UMA MULHER FANTÁSTICA

Direção: Sebastián Lelio. Chile/Alemanha/Espanha/EUA: 2017, 104 min.

Marina é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. Após a inesperada morte de Orlando, seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total. Filme indicado ao Oscar de 2017, como melhor filme estrangeiro. Retire seu ingresso a partir das 19h.

Dia 15, quinta, 20h.

Uso Múltiplo. 30 vagas. Grátis.

 Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=_5dwogj-5t8

 

120 BATIMENTOS POR MINUTO

Direção: Robin Campillo. França: 2017, 143 min.

França, início dos anos 1990. O grupo ativista Act Up está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan logo fica impressionado com a dedicação de Sean, apesar de seu estado de saúde delicado.

Dia 22, quinta, 20h.

Uso Múltiplo. 30 vagas. Grátis.

 Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=JcZ-bCEHdN0

Da Redação

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS